Max Verstappen fez história no GP da Itália ao conquistar a sua décima vitória consecutiva na Fórmula 1, quebrando o recorde de Sebastian Vettel (9). Além disso, a sua equipe, a Red Bull, venceu todas as 14 corridas da temporada 2023 até agora, sendo que 12 tiveram o holandês em primeiro lugar. Dessa forma, o piloto de 25 anos e seu time estão caminhado a passos largos para somar mais dois títulos (Mundial de Pilotos e Construtores). E quem parece muito feliz com o momento é Adrian Newey, diretor técnico da equipe austríaca.
O engenheiro, que teve bons trabalhos na Williams e McLaren, se encontra no auge dentro da principal categoria do automobilismo. Agora, Newey avaliou Verstappen e acredita que o neerlandês deva ser classificado entre os melhores de todos os tempos em seu caminho para o terceiro título.
“Max é claramente um dos grandes e está no auge de sua carreira. Desde que ele venceu o campeonato em 2021, ele tirou muita pressão e, como resultado, suas corridas melhoraram muito. Ele está totalmente sintonizado com o carro. Com o Max é como os grandes: você tem a impressão de que ele dirige o carro quase no automático, então ele tem visão geral para pensar em tudo”, comentou o diretor técnico.
Newey: “É fantástico tanto para o piloto quanto para a equipe alcançar este nível”
O britânico também admite que a atual temporada é especial até para ele, mesmo tendo desfrutado de vários anos dominantes em sua carreira com pilotos como Nigel Mansell na Williams e Sebastian Vettel na própria Red Bull.
“É fantástico tanto para o piloto quanto para a equipe alcançar este nível de consistência e fiabilidade. Nunca tive nada a ver com uma equipe em minha carreira que venceu as primeiras 13 corridas. Costumava ser talvez os primeiros seis, mas nunca assim. O engraçado é que já estive em uma situação como esta antes, onde você não faz nada diferente conscientemente, mas tudo simplesmente se encaixa”, acrescentou Newey.
Por fim, ao ser questionado se a Red Bull voltaria atrás no desenvolvimento do carro para 2023 para permitir que outros o alcançassem na segunda metade da temporada, ele não descartou a possibilidade.
“Possivelmente. Imagino que a maioria das equipes já esteja pensando no próximo ano. Quanto desenvolvimento as outras equipes terão antes do final do ano? Não sei. Está claro para nós que vamos nos concentrar no próximo ano agora”, finalizou Adrian Newey.