Lando Norris já falou abertamente em outras ocasiões sobre as dificuldades que enfrentou em relação à sua saúde mental, principalmente em seus primeiros dois anos de Fórmula 1.
No entanto, o britânico tem demostrado consistência dentro das pistas desde então, sendo atualmente um dos talentos mais brilhantes do grid. Responsável por uma série de pódios este ano com a McLaren, ele se encaminha para um momento de recuperação na classificação.
Ainda assim, Norris parece ter sentido o fato de ter perdido por duas vezes a pole position na classificação para o Grande Prêmio do Catar e, mesmo conquistando a P3 na corrida principal, chegou anteriormente a declarar que teve “sorte” na corrida sprint e até mesmo destacar “falta de talento” em conquistar o pódio da mesma.
Campeão de Fórmula 1 demonstra preocupação
Durante recente participação no podcast da Sky Sports, Nico Rosberg opinou sobre os constantes casos de autocrítica pública de Lando Norris. Para ele, o piloto estava se saindo muito bem quando não estava tanto sobre pressão, o que mudou devido à expectativa sobre a McLaren nas próximas corridas.
“Acho que o Lando tem se saído muito bem quando não é tão desafiado, ele sempre estave no seu melhor. Se você analisar o GP do Catar, de repente vimos Lando um pouco distraído e, portanto, tendo uma posição pior no grid e não tirando o melhor proveito do fim de semana, porque Oscar (Piastri) o venceu no sábado e no domingo” analisou o campeão mundial de 2016.
Rosberg destacou então as revelações já feitas anteriormente por Norris, demonstrando preocupação com sua saúde mental.
“Foi um pouco preocupante, porque o próprio Lando sempre diz que às vezes tem desafios de saúde mental, e vi alguns sinais disso se desenrolando novamente neste fim de semana. Ele entra nessa espiral de dizer ‘não sou bom o suficiente, estou cometendo erros e fiz um trabalho ruim’ e apenas repete isso indefinidamente. Esse é um exemplo típico de um pouco de luta mental“; opinou.
Por fim, Nico deu a entender que tentará contato para aconselhar o piloto da McLaren, pois já esteve em situações parecidas de pressão na Fórmula 1.
“Eu vou escrever para ele talvez, porque me dediquei ao meu psicológico durante 10 anos“; inicou Rosberg. “eu queria escrever para Lando […] Vamos encontrar um equilíbrio aí. Todos nós apreciamos sua honestidade. Então vamos manter isso. É só uma questão de dizer uma vez: ‘não foi meu melhor fim de semana, por algum motivo foi difícil fazer a volta na classificação’ e pronto“; encerrou o ex-piloto.