Ninguém segura Max Verstappen. O holandês bateu um recorde histórico em mais de 60 anos da Fórmula 1, ao vencer sua décima corrida consecutiva ontem (03), no GP da Itália, no circuito de Monza. Dessa forma, o piloto da Red Bull superou a marca do alemão Sebastian Vettel, que ganhou nove provas seguidas em 2013.
Disparado na liderança da temporada, a confirmação matemática do tricampeonato se tornou uma mera formalidade. Max Verstappen soma 364 pontos, estando 145 na frente de seu companheiro Sergio Pérez, que tem 219 e é o segundo colocado. O holandês sobra na temporada, tendo vencido 12 das 14 etapas da Fórmula 1 em 2023 e terminado em segundo nas outras duas, ambas vencidas por Checo.
Diante da supremacia do holandês, a tendência é que o título seja sacramentado com algumas rodadas de antecedência. Ainda restam oito provas para o término do campeonato, mais três corridas sprint (Catar, Estados Unidos e Brasil). Portanto, já existe uma contagem regressiva por parte dos torcedores de Max Verstappen.
Verstappen pode confirmar matematicamente o tri da Fórmula 1 em outubro
Atualmente com 364 pontos, no cenário atual o holandês sacramentaria o tri se chegar à 451. Este é o número máximo que Sergio Pérez pode alcançar, caso marque todos os pontos possíveis nas oito provas restantes. Ou seja, o mexicano precisaria vencer as oito corridas, além de triunfar nas três sprints e fazer as voltas mais rápidas no top-10. Ainda estão em disputa 232 pontos.
Nas projeções matemáticas, quanto mais Checo desperdiçar pontos, mais Max Verstappen se aproximará da confirmação do tri. Hoje, o holandês necessitaria de apenas 87, ou quatro vitórias nas oito provas restantes. Além deste cálculo, três triunfos mais um quarto lugar seriam suficientes, por exemplo.
Por este prognóstico, o piloto tem chances de celebrar em outubro, ou no GP do Catar no dia 8 ou no GP dos Estados Unidos no dia 22. Antes, haverá duas etapas da Fórmula 1. A próxima será daqui a duas semanas, em 17 de setembro, no GP de Singapura. Na sequência, haverá o GP do Japão no dia 24 deste mês.