Os fãs da Fórmula 1 têm no GP do Japão em Suzuka uma de suas etapas mais queridas, sobretudo os brasileiros. Afinal, Ayrton Senna confirmou seus três títulos mundiais no icônico circuito. Entretanto, Osaka tem outros planos para o Grande Prêmio.
De acordo com informações do Japan Today, o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, revelou a intenção de trazer o GP do Japão de Fórmula 1 para a cidade a partir do ano que vem. A ideia seria levar a corrida para um circuito de rua na Ilha Yumeshima, que sediará a Exposição Mundial de 2025.
“Gostaríamos muito de realizar o Grande Prêmio de F1 de Osaka”, disse Yoshimura, em coletiva de imprensa. “Se conseguirmos atrair investimentos do mundo, seremos capazes de alcançar coisas que atualmente não conseguimos realizar no Japão”, avaliou.
O governador de Osaka acredita que correr num circuito de rua será possível na Ilha Yumeshima. “Seria difícil usar estradas regulares de asfalto. Deveríamos desenvolver outras de melhor qualidade”, complementou o político.
Além disso, a publicação japonesa Sankei Shimbun reproduziu as palavras do presidente do Osaka Tourism Bureau, Hiroshi Mizohata.
“A série automotiva F1 se transformou em um modelo de negócios que pode ser operado pelo setor privado. A F1 não é mais uma corrida automobilística independente, mas se transformou em um programa de entretenimento abrangente. Se esclarecermos cada passo a passo, é possível atrair um participante”, declarou.
GP do Japão de F1 tem último ano de contrato com Suzuka
Apesar do planejamento, ainda não há nenhuma oferta oficial de Osaka à Fórmula 1 para a organização do GP do Japão. Entretanto, o contrato de Suzuka com a F1 se encerrará logo após a edição de 2024, programada para o período entre 5 e 7 de abril.
Logo após duas etapas na década de 70, o GP do Japão de Fórmula 1 passou a ser realizado no Circuito de Suzuka desde 1987. A prova foi transferida para Fuji nos anos de 2007 e 2008, regressando à Suzuka em 2009. Nas temporadas de 2020 e 2021, a corrida foi cancelada devido à pandemia de covid-19, retornando em 2022.