Sergio Pérez não teve um bom fim de semana na Fórmula 1. Desse modo, o piloto da Red Bull largou na última posição, após se acidentar na qualificação do Q1. Para piorar a situação, durante a corrida, o mexicano teve que ir para os boxes cinco vezes e terminou a prova na 16ª posição. Agora, ele está em 2º na classificação de pilotos, ficando 39 pontos atrás de Max Verstappen.
Mesmo que essa seja a primeira etapa onde Pérez não pontuou em 2023, o automobilista acredita que o seu erro foi “muito caro” e “inaceitável”.
“Pagamos o preço pelo meu erro e isso custou muito caro. Só tenho que me desculpar com toda a minha equipe porque é inaceitável cometer esse tipo de erro. Tenho que seguir em frente, aprender com isso e não posso me dar ao luxo de mais um zero no campeonato”, admitiu o piloto de 33 anos.
Apesar do péssimo resultado final, o mexicano começou a corrida “muito bem”, mas rodou na volta 30, perdendo algumas posições. Somado a isso, houve também vários incidentes na corrida, um período de chuva e um contato com o piloto Kevin Magnussen, da Hass, que ocasionou um problema na sua asa dianteira.
Pérez também teceu alguns comentários sobre o incidente, alegando que “não tinha ideia do que estava acontecendo, mas teve muitos danos”.
Ele ainda acrescentou: “Estava indo muito bem. Infelizmente, peguei o tráfego bem cedo e isso nos colocou de volta à nossa posição original. Então veio a chuva, fomos um dos últimos a parar nos boxes. Então eu cortei a parede e estava tudo uma bagunça. Quebrei minha asa dianteira com Magnussen, que acabou de sair da chicane e deu errado. Quando você está nessas posições, sempre tem que arriscar muito.”
Chefe da Red Bull concorda com Pérez
Christian Horner, comandante da Red Bull, salientou que o fim de semana de Pérez foi horrível. Assim, Horner acredita que os maus resultados se devem ao acidente na qualificação. Além disso, ele também disse que o mexicano estava dentro de uma janela de box de Ocon antes de ficar preso atrás do tráfego mais lento.
“Adotamos uma estratégia realmente agressiva. Foi parado na primeira volta e você podia ver seu ritmo no ar livre e os outros estavam economizando. Na verdade, ele voltou para a janela do box de Esteban Ocon, e então [Logan] Sargeant e os carros lentos começaram a lutar e, claro, você não pode ultrapassar. Então ele se envolveu em uma confusão com [George] Russell e danificou a asa dianteira. Foi apenas um daqueles fins de semana em que nada deu certo. Foi apenas um daqueles fins de semana para ele em que [ele deveria] virar a página e eu acho que, para ele, quanto mais cedo ele puder chegar a Barcelona, melhor”, comentou o chefe da Red Bull.