Na manhã deste sábado (18), ocorreu o terceiro treino livre para o GP de Emilia-Romagna de Fórmula 1, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola.
Oscar Piastri (McLaren) foi o mais rápido anotando o melhor tempo do final de semana, seguido por Lando Norris (McLaren) e Carlos Sainz (Ferrari). Completaram o top-10: Charles Leclerc, George Russell, Max Verstappen, Alex Albon, Esteban Ocon, Lance Stroll e Nico Hulkenberg.
O TL3 dominado pela McLaren teve duas batidas: Fernando Alonso e, na sequência, Sergio Pérez perderam os controles de seus carros nas curvas.
Os veículos da Ferrari iniciaram bem o treino na primeira parte, com Sainz e Leclerc alternando entre os tempos mais rápidos. Verstappen e Perez da Red Bull tiveram marcas próximas à dupla da equipe italiana no princípio da sessão.
Alonso e Perez colidem no TL3 da Fórmula 1
Metade dos carros ainda não havia entrado na pista até os 20 primeiros minutos do TL3. Na sequência, uma batida de Fernando Alonso proporcionou bandeira vermelha, paralisando o treino. O espanhol da Aston Martin rodou na curva e a lateral do carro se chocou contra o muro.
A Ferrari manteve durante quase toda a sessão as boas marcas da primeira parte do treino, até Oscar Piastri cravar o melhor tempo do fim-de-semana até aqui com 1:15.529, na reta final da sessão. Charles Leclerc foi o mais rápido no TL1 e no TL2 ontem (17).
Ao mesmo tempo em que Piastri registrava a excelente volta, Sergio Pérez passou por cima da zebra e perdeu o controle do carro. Com a colisão de sua Red Bull, mais uma vez a bandeira vermelha interrompeu o treino, restando seis minutos.
Mesmo assim, deu tempo dos carros retornarem para a última volta, mas não superando a marca do australiano da McLaren.
Daqui a pouco, às 11h (horário de Brasília), será realizado o treino oficial para a definição do grid de largada. O Grande Prêmio de Emilia-Romagna, em Ímola, acontecerá neste domingo (19) às 10h (horário de Brasília).