Em sua primeira temporada na Fórmula 1, Oscar Piastri vem dando uma boa impressão para os apreciadores de esportes a motor. O australiano de 22 anos conquistou o primeiro pódio da carreira na principal modalidade do automobilismo no GP do Japão, no domingo (24). Max Verstappen, da Red Bull, venceu a prova no circuito de Suzuka.
“É especial quando você sobe ao pódio. Para conseguir o primeiro, acho que não importa onde, sempre será especial“, celebrou Piastri, logo após a etapa.
Mesmo que o piloto da McLaren tenha encerrado a corrida na terceira posição, Piastri fez ressalvas para sua performance. Afinal, o automobilista largou na segunda colocação na Ásia e perderia a posição para seu parceiro de equipe, o britânico Lando Norris.
Desse modo, Oscar Piastri reconheceu que seu desempenho em Suzuka não foi dos melhores, apesar do resultado histórico.
“Acho que provavelmente não foi meu domingo mais forte. Então, desse lado, ainda há algumas coisas nas quais quero trabalhar. Mas conseguir o primeiro pódio e também ter ritmo é um momento muito emocionante”, avaliou.
“Tudo faz parte do aprendizado”, disse Piastri
Piastri seguiu com sua autocrítica, reconhecendo uma falta de experiência para sustentar a mesma regularidade em alguns pontos da corrida, sendo ultrapassado por Norris.
“Essas corridas de alto nível são provavelmente o que mais preciso trabalhar no momento. Em todas as corridas juniores anteriores não corri nenhuma como esta. Portanto, a única maneira de aprender é participando das corridas. Portanto, definitivamente há algumas coisas, se eu tivesse feito essa corrida novamente, teria feito um pouco diferente“, pontuou.
O australiano da McLaren concluiu: “Mas tudo isso faz parte do aprendizado. É muito emocionante saber que podemos terminar no pódio, mesmo que eu sinta que há mais por vir”, finalizou.
Oscar Piastri é o nono colocado do campeonato de 2023 da Fórmula 1 com 57 pontos. Max Verstappen, que venceu a 13ª de 16 corridas na temporada, lidera com 400. O holandês da Red Bull pode ser tricampeão mundial na sprint do GP do Catar no dia 7 de outubro, caso se classifique em sexto lugar no sábado.