Menu
in

Piloto de safety car fala sobre incidente em corrida no Japão

Bernd Maylander, piloto do carro de segurança, admite que um incidente quase ocorreu em 2007

Safety Car

Divulgação/ Twitter F1

A Fórmula 1 é uma das categorias mais importantes do automobilismo, colecionando histórias incríveis. Isso sem mencionar aquelas que não chegam até o público. Desse modo, Bernd Maylander, piloto de safety car, revelou que o seu carro quase ficou sem combustível há 16 anos, no GP do Japão.

Em 2007, o Grande Prêmio do Japão não ocorria em Suzuka, como acontece atualmente. Assim, a sede da prova era em Fuji, principalmente após o circuito ter passado por uma reformulação. Dessa forma, Lewis Hamilton, que era estreante naquele ano, venceu a disputa.

Curiosamente, a corrida daquela temporada foi uma das que mais sofreu com a chuva na história da F1. Inclusive, sete pilotos tiveram que abandoná-la em momentos diferentes. Portanto, nomes importantes, como Fernando Alonso, Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Mark Webber não completaram a prova.

Além disso, como as condições eram ruins, o safety car teve que aparecer durante várias voltas. Curiosamente, isso fez com que Maylander notasse algo muito preocupante. O carro de segurança estava muito perto de ficar sem combustível, algo que ele chegou a informar ao vice-diretor de prova na época.

“Era uma pista nova e eu nunca tinha estado em Fuji antes. Estava um tempo horrível no domingo. Nem tínhamos certeza se poderíamos começar a corrida e fui mobilizado. Fizemos algumas voltas e meu co-piloto Peter Tibbetts já disse: ‘Estamos fazendo muitas voltas.'”, iniciou o piloto do safety car.

“Eu disse ‘Temos que ficar de olho no combustível’ e vi que faltava menos da metade e disse ao vice-diretor de corrida Herbie Blash no rádio: ‘Quantas voltas ainda temos que dar?’ e ele disse: ‘Vamos ver se o tempo ainda está ruim.’ Eu disse: ‘Só para sua informação, acho que depois de cinco ou seis voltas estamos ficando sem combustível”, revelou Maylander ao podcast F1 Nation.

Maylander precisou trocar o safety car

Aos poucos, o piloto ficava mais preocupado e se perguntava se precisaria entrar nos boxes e trocar para um safety car com combustível. No entanto, pouco depois de informar o vice-diretor da corrida sobre a situação, ele foi para os boxes.

Contudo, Maylander teve que voltar à pista momentos depois, após a batida de Alonso. Mas é claro que a ida aos boxes foi o suficiente para ele trocar de carro.

“Felizmente, eles nos disseram que o safety car está na próxima volta [e] tentamos largar regularmente. Informei à equipe que precisávamos trocar por um carro reserva e corremos pelo pit lane para estacionar. Então Lewis ou Fernando bateram na curva cinco ou seis e esse foi o próximo safety car. Eu estava na pista novamente, então felizmente estive na pista por cinco ou seis voltas e tudo foi salvo”, concluiu o piloto de safety car.

Leave a Reply

Sair da versão mobile