A Fórmula 1 é uma das categorias mais importantes do automobilismo, colecionando histórias incríveis. Isso sem mencionar aquelas que não chegam até o público. Desse modo, Bernd Maylander, piloto de safety car, revelou que o seu carro quase ficou sem combustível há 16 anos, no GP do Japão.
Em 2007, o Grande Prêmio do Japão não ocorria em Suzuka, como acontece atualmente. Assim, a sede da prova era em Fuji, principalmente após o circuito ter passado por uma reformulação. Dessa forma, Lewis Hamilton, que era estreante naquele ano, venceu a disputa.
Curiosamente, a corrida daquela temporada foi uma das que mais sofreu com a chuva na história da F1. Inclusive, sete pilotos tiveram que abandoná-la em momentos diferentes. Portanto, nomes importantes, como Fernando Alonso, Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Mark Webber não completaram a prova.
Além disso, como as condições eram ruins, o safety car teve que aparecer durante várias voltas. Curiosamente, isso fez com que Maylander notasse algo muito preocupante. O carro de segurança estava muito perto de ficar sem combustível, algo que ele chegou a informar ao vice-diretor de prova na época.
“Era uma pista nova e eu nunca tinha estado em Fuji antes. Estava um tempo horrível no domingo. Nem tínhamos certeza se poderíamos começar a corrida e fui mobilizado. Fizemos algumas voltas e meu co-piloto Peter Tibbetts já disse: ‘Estamos fazendo muitas voltas.'”, iniciou o piloto do safety car.
“Eu disse ‘Temos que ficar de olho no combustível’ e vi que faltava menos da metade e disse ao vice-diretor de corrida Herbie Blash no rádio: ‘Quantas voltas ainda temos que dar?’ e ele disse: ‘Vamos ver se o tempo ainda está ruim.’ Eu disse: ‘Só para sua informação, acho que depois de cinco ou seis voltas estamos ficando sem combustível”, revelou Maylander ao podcast F1 Nation.
Maylander precisou trocar o safety car
Aos poucos, o piloto ficava mais preocupado e se perguntava se precisaria entrar nos boxes e trocar para um safety car com combustível. No entanto, pouco depois de informar o vice-diretor da corrida sobre a situação, ele foi para os boxes.
Contudo, Maylander teve que voltar à pista momentos depois, após a batida de Alonso. Mas é claro que a ida aos boxes foi o suficiente para ele trocar de carro.
“Felizmente, eles nos disseram que o safety car está na próxima volta [e] tentamos largar regularmente. Informei à equipe que precisávamos trocar por um carro reserva e corremos pelo pit lane para estacionar. Então Lewis ou Fernando bateram na curva cinco ou seis e esse foi o próximo safety car. Eu estava na pista novamente, então felizmente estive na pista por cinco ou seis voltas e tudo foi salvo”, concluiu o piloto de safety car.