A temporada de 2026 ainda está distante e não temos informações precisas sobre o regulamento técnico que a Fórmula 1 adotará. No entanto, a Pirelli está se antecipando e divulgou algumas das mudanças que teremos para a revista alemã Auto, Motor und Sport.
Inicialmente, a decisão deveria ser tomada até julho próximo, mas agora é claro que poderá haver um adiamento até outubro deste ano. O que está claro, porém, é quais pneus serão usados pois haverá a redução no diâmetro do pneu.
Originalmente, a ideia era reduzir o tamanho dos pneus de 18 para 16 polegadas, mas a fornecedora e pneus não demonstrou ser favorável. Os italianos acreditam que o risco de sobreaquecimento é menor se a circunferência permanecer aproximadamente a mesma. A Pirelli acredita que o diâmetro dos pneus deveria, portanto, ser reduzido minimamente. Atualmente, os pneus slick têm 720 milímetros. Isso será reduzido para 705 milímetros na frente e 710 milímetros na traseira.
Além disso, o objetivo principal consistia em reduzir o arrasto, o que reduz o consumo de energia dos carros. Portanto, decidiu-se diminuir a largura dos pneus. Na dianteira, os pneus vão de 305 a 275 milímetros, e na traseira, de 405 a 375 milímetros. A partir de 2026, os próprios carros terão apenas 190 centímetros em vez de 200.
Pirelli e as mudanças de planos
Por fim, a Pirelli não achou achou inteligente aumentar os pneus para 16 polegadas por mais dois motivos. Em primeiro lugar, a empresa não considerou que um pneu mais pequeno fizesse sentido do ponto de vista de marketing.
Houve também uma razão prática: o novo pneu precisava de ser testado num curto espaço de tempo. Mas a atual geração de carros de F1 não foi feita para pneus menores, então as equipes teriam que trabalhar muito para poder usar seus carros durante esses testes especiais.