O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, explicou a razão pela qual o órgão regulador mundial dos esportes a motor optou recentemente por aumentar a multa máxima a um piloto de Fórmula 1 para um milhão de euros.
Anteriormente, o limite da punição individual a um automobilista era de 250 mil euros. Ou seja, o valor foi elevado em 300%. Os pilotos da Fórmula 1 reclamaram, alegando que os salários de muitos no paddock não bancariam a muita.
“Desde Jurassic Park não melhoramos o regulamento da Fórmula 1”, disse presidente da FIA
Ben Sulayem justificou a alta elevação em entrevista para alguns meios de comunicação. O presidente da FIA ironizou ao citar um clássico filme de Steven Spielberg.
“O preço de tudo subiu. As equipes agora estão falando em bilhões em termos do valor de cada equipe, e ainda não melhoramos nossos regulamentos desde Jurassic Park. Não estamos dizendo ‘vá e pague’. Estamos dizendo ‘Não estabeleçam essas penalidades desnecessárias’. Se você não fizer isso, você não vai conseguir. Ninguém irá impor algo a você se você seguir as regras. As regras existem para serem policiadas e implementadas“, declarou Ben Sulayem.
Entretanto, o mandatário da Federação não deixou claro quais atitudes um piloto teria que tomar para ser multado em um milhão de euros. Um jornalista chegou a brincar se um “assassinato” seria uma das razões.
Mohammed Ben Sulayem explicou qual seria o destino das cifras da multa máxima na Fórmula 1. “Siga as regras e ninguém dirá nada, ninguém lhe cobrará nada. As pessoas estão exagerando sobre isso. E se alguém for penalizado, para onde vai o dinheiro? Para a base (desporto motorizado), o investimento de volta ao esporte. Espero que eles possam facilitar a vida dos nossos administradores, cumprindo as regras em vez de se comportarem mal“, disse.