Menu
in

Ralf Schumacher defende Marko após críticas por declaração xenofóbica contra Sergio Pérez 

Helmut Marko, Sergio Perez

Divulgação/Red Bull

Helmut Marko foi um dos personagens do GP de Singapura no último final de semana. O consultor da Red Bull não falou com a imprensa, mas a polêmica declaração sobre o mexicano Sergio Pérez seguiu repercutindo. O ex-piloto Ralf Schumacher falou sobre o assunto  em entrevista ao site Formel1.de.

Schumacher reconhece que as críticas de Marko contra Pérez foram muito duras, além de toda xenofobia envolvida na fala do austríaco. O alemão, contudo,  acredita que o pedido de desculpas foi sincero e deveria ter sido suficiente, mas as coisas tomaram outra de proporção.

“Ele [Helmut Marko] não se sente bem com o fato de as pessoas pensarem nele dessa forma. Helmut é alguém que não quer machucar ninguém. Ele apenas faz um comentário indiferente e impensado de vez em quando e, na avaliação esportiva, isso nem sempre é fácil para seus pilotos”, disse Schumacher.

“Você também pode perdoar. Para mim, esse pedido de desculpas foi absolutamente confiável. Especialmente porque eu conheço Helmut. Quase não trocamos uma palavra no passado. Mas eu o conheço desde que tinha 16 ou 17 anos. E devo dizer que uma coisa é certa: ele não é de direita nem nada, ele é apenas uma pessoa com um limite definido”, completou.

Polêmica de Marko com Pérez:

No início do mês, Helmut Marko fez duras críticas a Pérez ao revelar que gostaria de ver Lando Norris no cockpit da Red Bull em 2024. Ao falar sobre o piloto mexicano, afirmou que ele não tem uma cabeça muito focada por ser “sul-americano”. Vale lembrar, entretanto, que o México fica na América do Norte.

“Pérez não é consistente, nem sempre está focado. Mas ele tem um contrato até 2024, e Lando Norris tem vínculo até 2025. É uma pena que o contrato dele (Norris) dure tanto, porque ele seria um dos candidatos – disse Marko à Servus TV, completando: – Vamos lembrar que ele (Pérez) é sul-americano e é por isso que sua cabeça não está tão focada quanto a de Max Verstappen ou Sebastian Vettel, mas correr é o seu forte e ele fez uma corrida muito boa”, disse.

Diante da repercussão, Marko emitiu um comunicado pedindo desculpa a Sergio Pérez. “Gostaria de me desculpar pela observação ofensiva, e quero deixar absolutamente claro que não acredito que possamos generalizar as pessoas de qualquer país, qualquer raça, qualquer etnia. Estava tentando apontar que Checo flutuou na performance dele neste ano, mas foi errado atribuir isso à herança cultural dele.”

Na coletiva às vésperas do GP de Singapura, Pérez falou sobre o assunto e minimizou a polêmica.

“Tive uma conversa particular com ele, ele se desculpou. Esse era a coisa mais importante para mim. Vamos seguir em frente. E eu aceitei suas desculpas porque, do que conheço de Helmut pela relação pessoal que temos, ele não quis dizer isso”, disse o piloto.

+ Toto Wolff vê ‘caos’ na Fórmula 1 se Felipe Massa vencer disputa por título de 2008 

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile