O GP de Abu Dhabi viu um recorde de longa data da Fórmula 1 ser quebrado quando o FP1 sediou a primeira sessão em 27 anos sem um campeão na pista.
Com Max Verstappen, Lewis Hamilton e Fernando Alonso afastados na primeira sessão de treinos livres, isso significou que não houve campeões no circuito pela primeira vez desde o Grande Prêmio da França de 1996.
Havia um campeão programado para correr naquele dia em 1996, mas Michael Schumacher, da Ferrari, sofreu uma falha de motor na volta de apresentação, impedindo-o de largar.
Embora Damon Hill, Jacques Villeneuve e Mika Hakkinen também tenham corrido, eles ainda não eram campeões de Fórmula 1.
Os próximos quatro campeonatos foram vencidos pelo trio antes de Schumacher iniciar uma sequência histórica de domínio com a Ferrari. O TL1 deu às equipes a oportunidade de testar jovens pilotos em seus carros, aqueles que poderiam se tornar campeões como Hill, Villeneuve e Hakkinen.
Frederik Vesti, que pilotou pela Mercedes e está disputando o título de F2 neste fim de semana, pode ser o próximo dos jovens pilotos que testaram na sexta-feira a entrar no grid com uma vaga na Williams ainda em disputa. Ele venceu a corrida de velocidade da Fórmula 2 no sábado, sua sexta vitória da temporada, o que aumenta suas chances de corrida e campeonato.