A Red Bull está em processo de desenvolvimento do RB20 para a temporada de 2024. Nesse ínterim, urgiram rumores de que o carro não teria passado no primeiro teste de colisão da FIA. O teste aconteceu antes do Natal, segundo a versão italiana do Motorsport. Consultor da equipe, Helmut Marko, falou sobre o tema e classificou o assunto como uma grande bobagem.
Segundo relatos, uma fraqueza na estrutura do “bico” do RB20 teria motivado a reprovação do carro no primeiro teste de colisão realizado pela FIA. O problema foi que o bico não absorveu corretamente a energia gerada pelo impacto e acabou danificando a carroceria. Com isso, Adrian Newey terá de adicionar maior proteção de fibra de carbono para tornar a peça mais estável.
+ Marko admite futuro incerto na Red Bull: “Essa é uma questão complexa”
Nem a Red Bull e nem a FIA confirmaram oficialmente a reprovação do RB20. Questionado sobre os rumores, Marko minimizou toda comoção da imprensa e de especialistas em torno do assunto. O consultor austríaco falou em “assunto desnecessário” ao F1-Insider.com.
“Ridículo. Se tivéssemos passado no primeiro teste de colisão, só então haveria um problema. Então, teríamos feito um trabalho ruim”, disse.
A Fórmula 1 volta às pistas no final de de fevereiro para os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein. O primeiro Grande Prêmio do ano será no dia 2 de março, com o GP do Bahrein.