O chefe de engenharia da Red Bull Paul Monaghan disse que problemas “inerentes” levaram Max Verstappen e Sergio Pérez a não chegarem ao devido rendimento durante o Grande Prémio de Singapura.
Segundo ele, a equipe austríaca não deu a nenhum dos pilotos uma “plataforma boa o suficiente” para subir na classificação durante as sessões de qualificação. Com efeito, o fim de semana foi péssimo para os líderes do campeonato de construtores de Fórmula 1, pois ambos os carros se classificaram fora dos 10 primeiros; além disso, o objetivo de vencer todas as corridas nesta temporada enfim chegou ao fim.
Verstappen também enfrentou três investigações separadas da FIA por supostamente impedir seus rivais, embora se tenha concluído mais tarde que ele não enfrentaria uma penalidade no grid, de modo que foi apenas multado.
Os próprios Pérez e Verstappen notaram problemas no carro durante o fim de semana, e Monaghan admitiu que a equipe cometeu alguns erros e agora deve arcar com as consequências. “Temos alguns problemas inerentes que não podemos necessariamente resolver em um fim de semana de corrida. Cometemos alguns erros e tudo culminou na nossa saída no Q2″, disse.
O inglês também afirmou como a Red Bull teve problemas em cada sessão de sexta-feira e, apesar de ter feito progressos no TL3, não conseguiu recuperar o atraso na qualificação. “As lacunas são bastante estreitas e não demos a nenhum dos pilotos uma plataforma boa o suficiente para fazerem mais progressos do que fizeram. Se pudéssemos fazer tudo de novo, com certeza faríamos de forma diferente. Muitas equipes no pit lane podem dizer isso”, acrescentou.
Monaghan também insistiu que as mudanças feitas no Circuito Urbano de Marina Bay não afetaram o desempenho da equipe. Este ano, quatro curvas foram retiradas do circuito e partes da pista foram recapeadas antes da corrida.
“Não creio que possamos culpar os insumos externos. Todos os outros pareciam dominá-lo. Então não, acho que se isso nos impactasse, eu não teria dito que é um dos principais fatores. Creio que cometemos erros e, infelizmente, temos que nos preocupar um pouco no momento”, concluiu.