A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) colocou Red Bull, Aston Martin, Mercedes e Ferrari na mira e investiga a possibilidade das equipes estarem usando outras competições para ‘escapar’ do limite de teto na Fórmula 1. De acordo com informações do jornal italiano Gazzetta dello Sport, a entidade estabeleceu regras para controlar os gastos das equipes citadas acima.
Recentemente, a Federeção chegou a investigar possíveis quebras no limite e descobriu que a Red Bull ultrapassou o teto em quase 5%, o que rendeu uma multa de US$ 7 milhões para os atuais campeões nesta temporada.
Portanto, a FIA deseja evitar que as grandes equipes façam uma “manobra” e usem coisas de fora da Fórmula 1 para fugir do teto. Vale ressaltar que as quatro grandes equipes estão presentes em outras categorias do automobilismo e até outras modalidades.
Na temporada passada, a Aston Martin escapou de qualquer sanção, mas o sinal de alerta está ligado por parte da FIA por conta da grande evolução que a equipe alcançou em 2023. Red Bull e Mercedes participam da America’s Cup, competição de regata do iatismo, enquanto a Ferrari venceu as 24 horas de Le Mans. A equipe atual campeã da Fórmula 1 tem participação também no ciclismo.
Diante desse cenário, a Federação quer esclarecer os detalhes e não irá permitir que algo de fora da Fórmula 1 esteja sendo usado para ir além dos gastos do teto. A investigação sobre o limite de orçamento de 2022 vai começar em breve.
Calendário da Fórmula 1
Depois do GP no Canadá, a próxima corrida acontece no dia 2 de julho, na Áustria. Neste momento, a Red Bull domina completamente a temporada e tem os dois líderes na tabela de classificação. O holandês Max Verstappen está disparado no topo, com 195 pontos, enquanto Sergio Pérez ocupa o segundo lugar, com 126.
Fechando o top-5, Fernando Alonso tem 117, Lewis Hamilton 102 e Carlos Sainz Jr. soma 68.