A Red Bull vive um momento perfeito na temporada 2023 da Fórmula 1, acumulando uma larga vantagem no Mundial de Construtores, além de Max Verstappen e Sergio Pérez serem os únicos reais competidores ao título do Mundial de Pilotos.
Para a Red Bull Racing, a temporada está indo tão longe quanto sonhada: cinco vitórias, quatro das quais também levaram a equipe ao segundo lugar no pódio. Não há limite para a equipe de Max Verstappen e Sergio Perez.
A inesperada superioridade tamanha da equipe comandada por Christian Horner fez com que as equipes citadas como possíveis adversárias na pré-temporada (Ferrari e Mercedes) ficassem para trás com larga desvantagem.
Com isso, o desfecho da temporada 2023 da Fórmula 1 está muito encaminhado antes mesmo da metade da temporada, quebrando um paradigma das temporadas anteriores onde tínhamos uma disputa maior pelo título.
Red Bull próxima da marca de 100 vitórias
Além disso, a equipe se aproxima de uma marca histórica. Atualmente, a Red Bull Racing soma 97 vitórias na Fórmula 1. Mais três, a equipe entrará para o Clube dos 100, juntando-se a Ferrari, McLaren, Williams e Mercedes, que já comemoraram essa marca. Se Verstappen ou Perez também forem os melhores em Imola e Mônaco, a 100ª vitória pode acontecer na Espanha.
No entanto, a Red Bull ainda tem um longo caminho a percorrer antes de igualar a Ferrari. A equipe italiana conquistou um total de 243 vitórias em corridas. O 100º veio com Alain Prost, com uma dúvida se a vitória ocorreu no Grande Prêmio da França ou do México em 1990, caso seja considerada a vitória de Giancarlo Baghetti no Grande Prêmio da França de 1961. Embora tenha conquistado a vitória em uma Ferrari, ele se inscreveu de forma independente para a corrida.
A equipe de maior sucesso na Fórmula 1 moderna é a Mercedes. A marca alemã competiu por duas temporadas na década de 1950 e registrou 12 vitórias, cortesia de Juan Manuel Fangio e Stirling Moss.
No entanto, foi apenas em 2010 que a Mercedes voltou. Nico Rosberg venceu a primeira corrida da equipe em quase sessenta anos na China (2012), mas a situação acelerou-se a partir daí. Foi uma bela conquista para a Mercedes alcançar 100 vitórias, já que foram necessários ‘apenas’ 206 Grandes Prêmios para isso.