Pela primeira vez, o circuito de rua de Las Vegas será palco de uma corrida de Fórmula 1. A cidade dos cassinos norte-americanos sediará a penúltima etapa da temporada. A corrida noturna terá a sua largada na madrugada de sábado (18) para domingo (19), às 3h da manhã (horário de Brasília).
Desse modo, a Fórmula 1 retorna a Las Vegas depois de 41 anos. No início da década de 80, a cidade do Estado de Nevada promoveu duas etapas que eram oficialmente conhecidas pelo nome de Grande Prêmio de Caesars Palace.
As corridas aconteceram numa pista improvisada no estacionamento do famoso hotel de luxo que deu o nome ao antigo GP. A razão foi a impossibilidade financeira dos organizadores do circuito de Watkins Glen, em Nova York. O autódromo foi o plano A inicial da Fórmula 1 para a etapa de encerramento daquela temporada, nos Estados Unidos.
Nelson Piquet foi campeão da Fórmula 1 pela primeira vez em Las Vegas
A edição inaugural da prova seria histórica para o automobilismo brasileiro. Em 17 de outubro de 1981, Nelson Piquet confirmou em Caesars Palace seu primeiro título mundial de Fórmula 1.
O brasileiro da Brabham terminou em segundo lugar na prova vencida pelo australiano Alan Jones (Williams). Seria a última vitória da carreira do campeão da F1 de 1980. O italiano Bruno Giacomelli (Alfa Romeo) completou o pódio, sendo a única vez em que terminou no top-3.
Assim como em 1981, no ano seguinte o GP de Caesars Palace também fecharia o campeonato da Fórmula 1. A prova de 25 de setembro de 1982 deu ao italiano Michele Alboreto sua primeira vitória na modalidade. Então na Tyrrell, o piloto superou o britânico John Watson (McLaren) e o norte-americanos Eddie Cheever (Ligier), que formaram o pódio.
A corrida confirmou matematicamente o único título do finlandês Keke Rosberg, que chegou em quinto com sua Williams.
Aquela foi a primeira vez na história da Fórmula 1 que um país sediou três provas numa mesma temporada. No mundial de 1982, também ocorreu nos Estados Unidos os GPs do Oeste e de Detroit.