Daniel Ricciardo está se preparando para iniciar sua primeira temporada como piloto da AlphaTauri. O australiano foi contratado pela equipe como substituto de Nyck de Vries na metade da última temporada. E embora esteja feliz com seu retorno ao grid, Ricciardo não esconde seu maior sonho: voltar para a Red Bull.
Em entrevista ao portal ‘RacingNews365’, Ricciardo falou sobre seu retorno ao grid como piloto da AlphaTauri. Ricciardo admitiu que após a saída da McLaren e o início de temporada como reserva da Red Bull, ele precisava dar um passo para trás.
+ Daniel Ricciardo justifica crítica de Horner após saída da McLaren: “Maus hábitos”
“Eu sabia, com tudo o que aconteceu nos últimos 12 meses, que eu precisava dar um passo para trás para dar dois passos à frente. Não quero dizer isso de forma negativa para a AlphaTauri. Eventualmente, eu tive que recomeçar, e acho que estar aqui [neste time] está sendo mais divertido do que eu imaginava”, disse Ricciardo.
“Até para mim mesmo, reconstruindo minha confiança, estou em uma equipe onde consigo fazer isso. Eles têm grandes planos para o próximo ano, porque estamos nos afastando de ser uma equipe júnior e queremos competir na parte da frente do pelotão intermediário. Também estamos recebendo um pouco mais de apoio da Red Bull, a energia está indo para o lugar certo e depois veremos”, acrescentou.
Com os pés no chão, Ricciardo trata como ‘conto de fadas’ um possível retorno para a Red Bull. A equipe austríaca vai para 2024 com o tricampeão Max Verstappen e o mexicano Sergio Pérez, que tem vínculo somente até o fim do ano.
“Obviamente, meu objetivo é retornar à Red Bull um dia, isso é como um conto de fadas, e eu adoraria encerrar minha carreira lá. Mas eu também tento não me prender a isso. É por isso que chamo de conto de fadas, porque não é uma realidade ou uma certeza até que realmente aconteça. Quero me apresentar da melhor forma possível com esta equipe, e o quarto lugar no México [no treino classificatório] me deixou muito feliz”, disse.
“Seria realmente ótimo se eu pudesse dirigir novamente em um carro que pode vencer. Mas, caso contrário, eu só quero voltar a um lugar onde sinto que posso estar no meu melhor. Isso me fará feliz”, completou.
Christian Horner não descarta Ricciardo na Red Bull:
Chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner bancou a permanência de Sergio Pérez na equipe para 2024 mesmo diante da pressão. O britânico, contudo, deixou em aberta a disputa pela vaga na equipe para 2025. O contrato de Checo Pérez termina ao final da próxima temporada e ainda não há nenhuma expectativa para a prorrogação do vínculo.
E entrevista à Sky Sports, Horner deixou claro que com exceção de Verstappen, “tudo está aberto de 2025 em diante”. Vale lembrar que o atual tricampeão da Fórmula 1 tem contrato até 2028 com a Red Bull.
“Enquanto equipe, você quer montar a dupla mais competitiva que puder ter, e quer ter a dinâmica certa no time. Max e Checo têm sido uma dupla tremendamente bem-sucedida. Checo, em seus três anos conosco, terminou em quarto, terceiro e segundo, então está em uma boa trajetóriar”, disse Horner.
“Daniel (Ricciardo) é muito conhecido por nós, é ótimo tê-lo de volta na RBR. E é claro, tudo está aberto de 2025 em diante. Para nós, ter opções interna e externamente não é nenhuma posição ruim para se esta”, completou.