A Fórmula 1 volta oficialmente neste domingo, dia 27, após o tradicional período de férias na metade da temporada. E GP da Holanda, no Circuito de Zandvoort, será o responsável por marcar o retorno da disputa pelo mundial de 2023.
O GP da Holanda pode marcar a nona vitória consecutiva de Max Verstappen em 2023. Líder isolado e absoluto da temporada, o atual bicampeão está mais do que confirmado para a corrida em casa. O número 1, inclusive, já anunciou um capacete com pintura especial para o GP da Holanda.
De volta ao grid da F1 após iniciar a temporada como reserva da Red Bull, Daniel Ricciardo está fora do GP da Holanda. O piloto australiano sofreu uma fratura na mão esquerda no segundo treino livre em Zandvoort. A dupla de Yuk Tsunoda na AlphaTauri na Holanda será o neozelandês Liam Lawson.
A corrida está prevista para acontecer às 10h (de Brasília), com transmissão AO VIVO da Band na TV aberta. Já o Bandsports exibe na TV fechada. E fique ligado: o Naspistas também fará a cobertura de todo fim de semana de Fórmula 1 na Holanda.
Confira a programação do GP da Holanda:
26 de agosto (sábado)
3º treino livre 3: 6h30
Classificação: 10h
27 de agosto (domingo)
Corrida: 10h
*Horários de Brasília
Classificação da temporada:
Enquanto Verstappen lidera a classificação da temporada com 314 pontos, Sergio Pérez, também da Red Bull, é o segundo colocado. Com duas vitórias e sete pódios, o mexicano acumula 189 pontos. Por fim, quem completa o top-3 é o espanhol Fernando Alonso, com 149 pontos e seis pódios.
Na classificação de construtores, a Red Bull lidera a disputa com 503 pontos. A equipe austríaca soma 12 vitórias em 12 corridas, sendo dez triunfos de Max Verstappen. A Mercedes aparece na segunda colocação da tabela, com 247 pontos, seguida da Aston Martin, com 196.
Situação de Ricciardo:
Fora do GP da Holanda, Daniel Ricciardo pode precisa de intervenção cirúrgica após a fratura na mão esqueda. O chefe da equipe AlphaTauri, Franz Tost, falou sobre a situação do piloto após o acidente e não descartou a necessidade de cirurgia.
“Talvez ele precise de cirurgia. Os médicos decidirão nos próximos dias. Para uma pessoa normal, geralmente são seis semanas de recuperação, mas ele é um piloto de Fórmula 1, então esperamos que o processo seja mais curto para ele”, disse Tost em entrevista ao Viaplay.