A saída do diretor de design da Red Bull, Adrian Newey, já tem data para ser oficializada. Ao menos é o que informa o “F1-Insider”. De acordo com o veículo, o renomado profissional está deixando a escuderia austríaca nesta terça-feira (30), e um anúncio deve ser feito pelo time.
Mesmo possuindo um contrato de mais uma temporada com a RBR, Adrian Newey se mostrou decidido a buscar novos ares. Nas últimas semanas, diversos rumores de uma possível saída do profissional passaram a ser ventilados.
Especulações deram conta de que Newey estaria insatisfeito pela “queda de braço” na Red Bull, principalmente após o ocorrido com o chefe de time, Christian Horner, envolto em uma acusação movida nos bastidores. Além do desconforto neste sentido, o profissional também ficou descontente pelos desdobramentos de função na RBR.
O diretor de design foi convidado a concentrar as atenções no projeto do hipercarro RB17, algo que ele não deseja, já que o seu foco e grande paixão é a Fórmula 1.
O contrato de Newey com a Red Bull é vigente até o final de 2025, tendo ainda um período adicional em cláusula de não poder trabalhar para outro time da Fórmula 1. Contudo, nos bastidores, o renomado profissional parece ter alcançado uma rescisão amistosa de contrato, podendo assim trabalhar por um novo time mais cedo. O comunicado da escuderia austríaca deve esclarecer o acerto.
Newey na Ferrari?
Nos bastidores do mercado da Fórmula 1, o nome de Adrian Newey já é cotado em algumas escuderias. Vivenciando um cenário de evolução, a Ferrari teria supostamente aberto tratativas com o designer. A Aston Martin, por sua vez, está de olho na situação e pode dar uma cartada pela contratação do nome exponencial.
A categoria volta com as suas atividades neste próximo final de semana, com o GP de Miami, nos Estados Unidos. A escuderia de Newey lidera o campeonato de Construtores com sobras: 195 pontos em cinco corridas realizadas.