in

Sainz pede solução para baixas velocidades do Safety Car na Fórmula 1

Piloto espanhol acredita que é necessário encontrar uma solução para as baixas velocidades do Carro de Segurança

Carlos Sainz, Ferrari, GP do México
Reprodução/Ferrari

Após as complicadas condições do Grande Prêmio de Las Vegas, Carlos Sainz Jr. pediu à Fórmula 1 e à Fia que encontrem uma solução para as baixas velocidades do Safety Car. Para quem não sabe, no início da prova, muitos pilotos escorregaram ao tentar reaquecer os pneus, que haviam esfriado devido ao Safety Car Virtual.

Assim, Lando Norris perdeu o controle do seu carro logo no reinício da prova, batendo fortemente nas barreiras da curva 12. Isso, inclusive, trouxe o Safety Car físico, com outro aparecendo mais tarde depois de ocorrer um contato entre Max Verstappen e George Russell.

“A curva 1 durante o reinício do Safety Car foi como dirigir no gelo. Precisamos encontrar uma solução para tornar o Safety Car um pouco mais rápido nesses cenários específicos. Não consigo explicar como é andar a 340 km/h e saber que quando você vai pisar no freio a coisa não vai parar. É muito complicado”, falou Sainz à mídia.

Sainz: “Você nunca espera que seja tão ruim”

Vale lembrar que os atuais carro de segurança se dividem entre um Mercedes AMG-GT Black Series e um Aston Martin Vantage. Dessa forma, eles são os Safety Cars mais rápidos que a F1 já teve. Eles, inclusive, chegaram até a categoria como uma resposta às preocupações dos pilotos nos anos anteriores sobre o baixo ritmo desses carros.

Por fim, Sainz continuou descrevendo as condições do carro, com os pilotos lutando para gerar calor nos freios devido às longas retas de Las Vegas.

“Você nunca espera que seja tão ruim. Eu apenas toquei no freio e nem pisei nele, e os pneus estavam travados. Eu nem freie tão tarde também, por volta dos 100m. Mas chegar 100 km/h mais lento do que numa volta de qualificação, e os pneus frios provavelmente também desempenharam um papel. Portanto, foi absolutamente chocante na primeira volta e acho que todos nós lutamos contra isso”, explicou Carlos Sainz Jr.

Comentários

Loading…

Max Verstappen e Daniel Ricciardo em tempos de dupla na Red Bull

Daniel Ricciardo alfineta Max Verstappen após críticas ao GP de Las Vegas: “Tentando se rebelar”

Foto de Max Verstappen em prova do GP de Las Vegas na F1 para ilustrar o piloto holandês que criticou o circuito da cidade estaduniense na Fórmula 1

Verstappen quer investigação sobre incidente ocorrido antes do GP de Las Vegas; entenda