O mercado de pilotos promete ficar bastante agitado para a temporada 2025 na Fórmula 1. E em uma das “danças das cadeiras”, o finlandês Valtteri Bottas deve ser afetado. Nas movimentações de bastidores, a Sauber, que atualmente corre como Kick Stake, e em 2026 se transformará em Audi, visa a contratação do espanhol Carlos Sainz.
De saída da Ferrari, após a investida da escuderia italiana em Lewis Hamilton, Sainz é o principal alvo da Sauber já para o próximo ano. Um dos pontos que podem pesar positivamente para a investida ser concluída é o fato do bom relacionamento da fabricante alemã com o pai do piloto espanhol. A parceria entre eles já foi vista no Rally Dakar.
Para a próxima temporada, a Sauber tem Nico Hulkenberg como reforço, e objetiva que Carlos Sainz seja o seu companheiro de escuderia, o que automaticamente representa uma iminente saída de Bottas e do japonês Guanyu Zhou.
“Todo mundo sabe que existe um piloto de ponta disponível no mercado. É Carlos Sainz… Todos gostariam de ter Carlos a bordo. Ele é um dos melhores”, iniciou Alessandro Alunni Bravi, representante da Sauber.
“Ele se mostra extremamente maduro, um bom piloto para desenvolver o carro, para conduzir a equipe para o desenvolvimento. Ao mesmo tempo, muito consistente, muito forte. Tanto na qualificação quanto na corrida”, complementou o profissional.
Sauber não deve ter caminho fácil
Apesar do interesse e da boa relação nos bastidores, a Sauber deve enfrentar alta concorrência pelo piloto espanhol, haja vista que Mercedes e Red Bull podem entrar em ação para contratar o piloto espanhol, que já venceu um GP nesta temporada.
No posicionamento feito, Alunni Bravi não descartou uma possível manutenção de Zhou e Bottas, mesmo este cenário sendo pouco provável de acontecer.
“Estamos conversando com [Sainz] e outros pilotos. A decisão não é fácil. Estamos tomando uma decisão [que não impactará apenas] 2025. Mas também o futuro da equipe de trabalho da Audi. A escalação de pilotos é importante. Não é apenas a decisão de um único condutor. Todas as opções estão sobre a mesa, começando pelos nossos dois pilotos atuais.”