Menu
in

Sebastian Vettel na Fórmula 1: 4 títulos, 53 vitórias e muita ousadia

Saiba como Sebastian Vettel se tornou uma lenda da F1; veja quais foram seus títulos e recordes

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel foi tetracampeão de Fórmula 1 pela Red Bull (Divulgação - Red Bull)

As pessoas geralmente acham que a história de Sebastian Vettel Fórmula 1 foi curta. Engana-se quem acha que esse jovem alemão — que atualmente está com 37 anos, ou seja, é mais novo do que Fernando Alonso (42 anos) e Lewis Hamilton (39) — fez pouco no mundo do automobilismo.

Na verdade, Vettel marcou de maneira indelével as mentes de todos os fãs do mundo das corridas. Sua carreira repleta de vitórias, recordes e momentos memoráveis são uma demonstração do tamanho desse piloto na história da Fórmula 1.

A jornada de Vettel na F1 começou quando ele assumiu o posto de piloto de testes da BMW Sauber em 2006. Sua primeira corrida na F1 ocorreu em 2007, quando o jovem alemão substituiu o lesionado Robert Kubica no Grande Prêmio dos Estados Unidos.

Vettel na Toro Rosso

Ainda em 2007, Vettel se tornou piloto da Toro Rosso, a equipe B da Red Bull. Para muitos, esse foi seu verdadeiro começo de sua história na F1. Em 2008, ele surpreendeu o mundo ao conquistar a vitória no Grande Prêmio da Itália, em Monza, tornando-se o mais jovem vencedor de corridas da história da Fórmula 1 à época. O alemão ganhou o GP de Monza com apenas 21 anos pela Toro Rosso.

A dominância da Red Bull

Este sucesso surpreendente e precoce abriu caminho para sua promoção à equipe principal da Red Bull em 2009. Assim, entre os anos de 2010 e 2013, Vettel simplesmente dominou a categoria. Foram quatro Campeonatos Mundiais de Pilotos consecutivos. Um feito incrível, alcançado ainda muito jovem (apenas 26 anos). Isso o consolidou o nome de Vettel como um dos maiores talentos da história da Fórmula 1.

A carreira absolutamente impressionante de Vettel não se limitou a títulos. Ao longo de sua passagem pela F1, ele conquistou impressionantes 53 vitórias em Grandes Prêmios. Esse número o coloca entre os maiores vencedores da categoria. Vettel também impressiona pelo número de pole positions: 57 no total.

Revolução na Fórmula 1: Vettel na Ferrari

Em 2015, Vettel fez uma mudança que abalou o mundo da Fórmula 1. Ao aceitar a proposta da Ferrari, com o objetivo de imitar seu ídolo Michael Schumacher e trazer a Scuderia de volta à glória nas pistas, Vettel passou a pilotar um dos carros mais emblemáticos da categoria. Embora Vettel tenha garantido várias vitórias para a equipe italiana, ele não conseguiu vencer o campeonato de pilotos nem repetir a dominância da Red Bull nas pistas.

O piloto alemão ficou seis temporadas na Ferrari, equipe na qual ele entrou para substituir Fernando Alonso.

Aston Martin e aposentadoria

Depois da sua história na Ferrari, Vettel acertou uma mudança para a Aston Martin. O alemão foi piloto da equipe entre 2021 e 2022, ou seja, até o momento em que ele anunciou sua aposentadoria.

O final dessa carreira impressionante ocorreu, portanto, ao final da temporada de 2022. Sua história marcou a Fórmula 1. Vettel foi campeão com números absolutamente incontestáveis. Sua passagem pelas pistas da F1 gravou para sempre seu nome no hall da fama do automobilismo mundial.

Escrito por Renato Roschel

Editor-chefe do Nas Pistas. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Leave a Reply

Sair da versão mobile