A décima segunda colocação no Mundial de Pilotos de F1 em 2022 foi a última performance de Sebastian Vettel em uma competição de auto nível no automobilismo.
O tetracampeão chegou a flertar recentemente com um retorno à Fórmula 1, quando disse em entrevista à Sky Sports que não descartaria voltar à categoria no futuro.
Posteriormente, porém, o piloto negou qualquer possibilidade de voltar a compor o grid da F1, ao menos no momento. No entanto, o alemão pareceu disposto a abraçar oportunidades em outras categorias.
Segundo destaca o portal GPblog, Vettel demonstra atualmente cautela em relação a seus planos para os próximos anos: “É claro que é algo que pode acontecer (voltar a correr), porque isso é algo de que sinto falta e quando estou ao lado da pista, é claro que sinto isso. Não é fácil e, no final, você fica com vontade“.
Um dos pontos que mais incomodam Vettel e o impedem de considerar um retorno com mais veemência é a falta de sustentabilidade no automobilismo. No entanto, ele garante que poderia voltar a competir mesmo tendo de lidar com essas questões.
“O automobilismo ainda não é sustentável. Muitas coisas que fazemos ainda não são sustentáveis. A resposta (sobre retornar às pistas) não pode ser a abstinência total. Isso não vai acontecer. Nesse sentido, essa é a minha paixão. Eu descobri isso quando ainda era um garotinho“; declarou o tetracampeão mundial de F1.
Números de Sebastian Vettel na Fórmula 1
Com quatro títulos mundiais da Fórmula 1 em seu currículo, Sebastian Vettel destaca-se como um dos nomes mais proeminentes na história da categoria. Seus títulos ocorreram entre as temporadas de 2010 a 2013, todas pela equipe Red Bull.
Além dos títulos, Vettel ostenta outras marcas expressivas ao longo de sua carreira. Tornou-se o piloto mais jovem da história a conquistar o título, aos 23 anos e 134 dias. No ranking dos maiores campeões, ele está empatado com o francês Alain Prost, ficando atrás apenas de Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Juan Manuel Fangio.
Vettel também é o quarto piloto com mais vitórias na história da Fórmula 1, contabilizando 53 triunfos. Este posto o coloca atrás apenas de Lewis Hamilton (103) e Michael Schumacher (91) e Max Verstappen (54). Além disso, ocupa a terceira posição no ranking de pilotos com mais pódios na categoria, totalizando 122. Lewis Hamilton (195) e Schumacher (155) lideram essa lista.
Além de sua notável passagem pela Red Bull, Vettel também competiu pelas equipes BMW Sauber, Toro Rosso, Ferrari e Aston Martin. Sua carreira engloba a participação em 300 Grandes Prêmios de Fórmula 1.