Companheiro de Max Verstappen na Red Bull, Sergio Pérez alcançou uma marca histórica, ultrapassou Michael Schumacher e se tornou o oitavo no ranking dos maiores pontuadores da Fórmula 1.
Ao todo, o mexicano vice-campeão da temporada 2023 soma 1.571 pontos e deixou o alemão heptacampeão para trás. Ele alcançou o número com menos corridas do que o ex-piloto da Ferrari: 262 contra 307.
Vale destacar que a pontuação mudou muito em comparação com tempos atrás. Quando Schumacher estava no auge da carreira, entre a segunda metade da década de 90 e início deste século, o vencedor de cada corrida conquistava 10 pontos. Nos últimos anos, quem alcança o topo leva para casa 25 pontos.
O histórico piloto alemão disputou pouco tempo nas pistas com essa atual formato. Hoje em dia, o quinto colocado ganha 10 pontos, que era a pontuação do primeiro. Além de tudo isso, há outras formas de pontuar, como as corridas sprint.
O top-7 dos maiores pontuadores da história tem Lewis Hamilton na liderança isolada e Max Verstappen em quarto; confira:
1- Lewis Hamilton
2- Sebastian Vettel
3- Fernando Alonso
4- Max Verstappen
5- Kimi Raikkonen
6- Valtteri Bottas
7- Nico Rosberg
Pérez mostra insatisfação
Sergio Pérez terminou em terceiro no Grande Prêmio da China, no último fim de semana, atrás apenas de Max Verstappen e Lando Norris. Ele não gostou de sua posição final e disse:
“Infelizmente, tivemos o Safety Car e perdemos duas posições. Fizemos a maior parte da volta com o pneu duro e, lutando assim nas primeiras voltas, a vida útil do pneu diminui drasticamente, mas pelo menos subimos ao pódio. Mas seria bom estar em primeiro e segundo lugar”, desabafou o piloto da Red Bull.
O próximo GP da Fórmula 1 acontece no dia 5 de maio, em Miami, nos Estados Unidos.