A Netflix irá produzir uma série que falará da trajetória de Ayrton Senna. Assim, está prevista para o fim do ano que vem a disponibilização pela plataforma de seis episódios da minissérie de ficção, que abordará a vida do tricampeão mundial de Fórmula 1.
Dessa forma, as gravações deverão começar na próxima semana. Nesse sentido, as locações vêm sendo definidas. Conforme informações do site Motor1 Argentina, uma delas será o Autódromo Oscar Alfredo Gálvez, em Buenos Aires. Ou seja, a pista na capital argentina, no setor do Circuito 12, será palco dos registros de uma das sequências da série sobre o piloto brasileiro consagrado na McLaren.
Ayrton Senna nunca correu na Argentina na Fórmula 1
O Autódromo Oscar Gálvez recebeu várias edições do antigo GP da Argentina, entre as décadas de 50 e 90. A última vez que nossos vizinhos receberam a Fórmula 1 foi em 1998. Curiosamente, Ayrton Senna nunca correu pela principal categoria do automobilismo no país. Afinal, as provas na Argentina não foram realizadas entre as temporadas de 1982 e 1994, retornando entre 1995 e 1998.
Além disso, não apenas o Oscar Gálvez deverá despontar na produção. O Autódromo Juan Manuel Fangio também pode ser outra locação no país. Ele está localizado na cidade de Balcarce, na Província de Buenos Aires, próximo a Mar del Plata.
Aliás, vem desta cidade argentina algumas réplicas de carros que deverão ser utilizadas no projeto da Netflix, divulgadas em fotos nesta semana. A oficina Tulio Crespi Competición, localizada em Balcarce, produziu versões idênticas das McLaren’s de 1988 de Alain Prost (MP4/4) e da de 1990 de Ayrton Senna (MP4/5 B).
Anteriormente, modelos com os quais o brasileiro competiu na Fórmula 1, das escuderias Toleman, Lotus e Williams, também já haviam sido moldados pela oficina. As peças mecânicas destes carros foram fornecidas pela Berta S.A., empresa da preparadora Oreste Berta, em Córdoba.
Gabriel Leone viverá o piloto na Netflix
Ayrton Senna será interpretado pelo ator Gabriel Leone, conhecido por diversos trabalhos na Globo, como as novelas “Verdades Secretas”, “Velho Chico”, “Os Dias eram Assim” e “Um Lugar ao Sol”. Além disso, também participou de vários filmes como “Minha Fama de Mau” e “Eduardo e Mônica”.
Aliás, Gabriel Leone foi confirmado no papel no último dia 21 de março, data em que Ayrton Senna completaria 63 anos. “É uma honra poder interpretar um dos maiores ídolos nacionais, não só do esporte, mas um ícone que inspirou o nosso povo e os amantes de velocidade do mundo todo. Contar essa história para milhões de pessoas de vários países com a Netflix é uma grande responsabilidade e será, sem dúvida, um dos maiores desafios da minha carreira até então”, declarou o artista, em comunicado oficial.
Além de Ayrton Senna, Gabriel Leone também participou de outro projeto de ficção sobre automobilismo. O ator estará no filme “Ferrari”, que conta a história de Enzo Ferrari, fundador da lendária escuderia italiana. Leone dará vida ao piloto Alfonso De Portago, um dos pioneiros a correr pela montadora na Fórmula 1, nos anos 50. A produção de cinema internacional deverá estrear nos cinemas no segundo semestre de 2023.
Série em homenagem a Ayrton Senna vem lidando com atrasos
Contudo, a produção da Netflix vem tendo alguns adiamentos. Inicialmente, a série em homenagem à Ayrton Senna foi anunciada em setembro de 2020. Primeiramente, o lançamento foi programado para 2022, porém acabaria postergado para 2024. O projeto será desenvolvido em parceria com a família do saudoso piloto, através do Instituto Ayrton Senna, que concedeu o aval positivo para o roteiro. A direção será de Vicente Amorim e Júlia Rezende.
Para Amorim, Gabriel Leone “tem o carisma, a intensidade e a doçura do Senna”. Já o produtor da série Fabiano Gullane ser emocionou com o teste de Leone. “Como ele trouxe vida para o Ayrton. É um ator brasileiro que desponta como estrela internacional”, enalteceu. A irmã do tricampeão mundial, Viviane Senna, também aprovou o artista no papel: “Ele tem muito potencial para transmitir com fidelidade a personalidade única do Ayrton, principalmente daquele que a gente como família conheceu, fora das pistas”, observou.
De acordo com a sinopse divulgada pela Netflix, os seis episódios da série mostrarão a trajetória de superação, desencontros, alegrias e tristezas do tricampeão mundial de Fórmula 1. Desse modo, a personalidade de Ayrton Senna será desbravada, assim como suas relações pessoais. “O ponto de partida será o começo da carreira automobilística do Ayrton, quando ele se muda para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o GP de San Marino”, diz o texto divulgado pela plataforma de streaming.
Por fim, o elenco está sendo escolhido para a produção. Pâmela Tomé deverá dar vida a Xuxa, que namorou Ayrton Senna, enquanto Alice Wegmann será a primeira esposa do piloto e Camila Márdila interpretará Viviane Senna.