A temporada da Fórmula 1 em 2024 será mais uma sem brasileiros no grid, já que Felipe Drugovich não fechou com a Williams. Mas para o ano seguinte, os torcedores podem ter esperanças com uma possível presença de Enzo Fittipaldi.
O portal Beyond the Flag reforçou o fato de mais da metade dos pilotos da Fórmula 1 cumprir o último ano de contrato com suas respectivas equipes. Portanto, muitas mudanças poderão acontecer para 2025.
O site especializado em esportes a motor citou três pilotos da Fórmula 2, favoritos à promoção de categoria na próxima temporada. Além de Enzo Fittipaldi, também foram mencionados os britânicos Oliver Bearman e Zak O’Sullivan, ambos de 18 anos.
Conforme o Beyond the Flag, Enzo Fittipaldi tem evoluído a cada ano na Fórmula 2, onde disputará sua quarta temporada. O Tubarãozinho defenderá a Van Amersfoort Racing a partir de 2024. A página projeta uma briga do piloto de 22 anos pelas três primeiras colocações da competição.
O portal também ressaltou a consistência de Fittipaldi na temporada 2023. “Confortável e em bom ritmo, seus acabamentos são bastante notáveis”, avaliou a publicação. O Tubarãozinho terminou a última temporada da Fórmula 2 na sétima colocação com 124 pontos.
Jovens promessas britânicas também são cotadas na Fórmula 1
Oliver Bearman concluiu o campeonato em sexto somando 130. O piloto da Prema Racing foi quem teve o melhor desempenho entre os automobilistas que continuarão na Fórmula 2.
Entretanto, o Beyond the Flag faz uma ressalva à chance do britânico de 18 anos ser promovido, pela pouca idade do piloto.
“Os resultados de Bearman podem não ser a única coisa que as equipes de Fórmula 1 seguem de perto quando fazem a observação. Não é sempre que um piloto tão jovem avança diretamente para a Fórmula 1, e tem sido uma ocorrência particularmente rara ao longo da última década”, observou o site.
Já Zak O’Sullivan estreará na Fórmula 2 em 2024, logo após ser vice-campeão da Fórmula 3 ficando atrás do brasileiro Gabriel Bortoleto. O britânico de 18 anos correrá pela ART Grand Prix, atual campeã de construtores do campeonato.
O portal lembrou que O’Sullivan é observado pelas equipes da Fórmula 1 há mais de um ano. O jovem britânico participou dos treinos livres antes do GP de Abu Dhabi em novembro do ano passado. Ao guiar o carro oficial da Williams, terminou a sessão em 18º lugar.
“Como membro da Williams Driver Academy, é certamente possível que ele tenha uma carreira na Fórmula 1 com a equipe em algum momento no futuro. É provável que ele receba mais oportunidades em um carro da Williams nesta temporada, e seu desempenho geral será avaliado em 2025”, analisou o site.