Menu
in

Situação de Pérez, Marko x Horner e Ricciardo: entenda toda a crise de bastidores da Red Bull

Atual campeã da Fórmula 1, a Red Bull vive uma crise nos bastidores, e o desempenho de Sérgio Pérez é um dos motivos de toda tensão

Red Bull, Sergio Pérez

Divulgação/Red Bull

A Red Bull conquistou o campeonato de construtores da temporada com o desempenho no GP do Japão, no fim de setembro. Na etapa seguinte, durante o fim de semana do GP do Catar, Max Verstappen confirmou o tricampeonato de pilotos antecipado. Contudo, se engana quem pensa que a equipe austríaca está imune à crises nos bastidores. 

O desempenho de Sergio Pérez, que não consegue acompanhar Verstappen, tem sido um dos principais assuntos na imprensa especializa. A disputa por poder entre  Christian Horner e o consultor Helmut Marko é outro tema que chama atenção. No meio disso tudo, existem as inúmeras especulações envolvendo decisões importantes sobre o futuro da equipe. 

+ Max Verstappen responde se sente pena de Sergio Pérez na Red Bull 

Para te ajudar a entender tudo o que tem acontecido nos bastidores da Red Bull, o Naspistas listou as principais polêmicas da equipe. Confira!

Situação de Sergio Pérez:

Pérez iniciou a temporada dando indícios de que poderia rivalizar com Max Verstappen a disputa do título. O mexicano até conquistou duas vitórias nas quatro primeiras corridas do ano, mas depois viu seu desempenho despencar. O dono do carro #11 segue como vice-líder na tabela de classificação do campeonato, mas vê sua posição ameaçada. 

Lewis Hamilton, da Mercedes, é o terceiro colocado com 194 pontos – ou seja, apenas 30 pontos de diferença. Vale lembrar que ainda restam cinco corridas para o fim do campeonato. 

Segundo o ‘ge’, a Red Bull já deu um últimato ao piloto mexicano: se perder o vice-campeonato, deixará a equipe em 2024. Isso mesmo que tendo contrato com os taurinos é válido até o fim da próxima temporada. 

Pérez recebe duras críticas internas Red Bull:

Após o GP do Catar, Marko voltou a demonstrar preocupação com a situação de Pérez.  “A distância entre Sergio e Max é muito grande neste momento. Até mesmo o vice-campeonato mundial está sobre risco. (…) Ele precisa de uma mudança de clima e de equipe. Agora vamos ver como serão as próximas duas corridas. Mas a equipe e ele sabem que estão em crise”, comentou o consultor da Red Bull.

“Checo’ precisa entregar agora. Queremos manter o contrato, que vai até 2024, e está inteiramente nas mãos dele. Temos três pilotos na AlphaTauri, e Lawson serve como reserva para os dois carros. Então, muitas coisas podem acontecer. Mais cedo ou mais tarde, Liam estará consistentemente na F1”, finalizou.

Daniel Ricciardo vira ‘problema’:

Ricciardo iniciou a temporada como piloto reserva da Red Bull após o fim do contrato com a McLaren. Em julho, entretanto, foi escolhido para a vaga de Nyck de Vries na AlphaTauri. O piloto holandês foi demitido devido ao baixo desempenho nas dez primeiras corridas do ano. 

O australiano já foi confirmado como piloto da equipe de Faenza para 2024, mas não existe nenhum empecilho para que ele troque de time futuramente. E a Red Bull tem sido apontada como principal destino nesse caso – justamente para a vaga de Sergio Pérez.

Em entrevista ao  podcast F1 Nation em julho, Horner falou sobre a situação de Ricciardo, fazendo questão de despistar os rumores envolvendo a Red Bull. “Nós emprestamos o Ricciardo para a AlphaTauri até o final do ano, obviamente nossos pilotos serão Max (Verstappen) e Checo (Perez) novamente em 2024. Mas sempre é bom ter talento na reserva”.

“Eu acho que Daniel está visando firmemente aquela vaga na Red Bull em 2025 como seu objetivo dourado. Creio que ele vê a AlphaTauri como o melhor caminho para provar seu valor, por exemplo”, completou.

Disputa por poder na Red Bull:

Segundo o ‘ge’, Helmut Marko e Christian Horner são protagonistas de uma briga por poder nos bastidores da Red Bull. De acordo com a publicação, a disputa aumentou após a morte de Didi Mateschitz, cofundador da fabricante de bebidas energéticas. 

De um lado, Horner tem tentado se livrar de Marko para controlar toda a operação do grupo na Fórmula 1. O chefe de equipe da Red Bull tem sido responsável por liderar as decisões da AlphaTauri. Nessa queda de braço, Horner já conta com o ‘apoio’ de Oliver Mintzlaff, atual responsável pela gestão esportiva da marca. O executivo entrou no grupo após a morte de Dietrich Mateschitz.

A publicação diz ainda que o futuro de Marko dentro do grupo Red Bull pode ser definido em uma reunião do conselho da empresa nesta semana. Em entrevista à OE24, o consultor negou a informação: “Não há reunião nesta semana”, disse. “Tenho contrato até o fim do próximo ano. Quando e como eu paro, quando acabar, sou eu quem decide e não, por exemplo, o Sr. Horner”, completou.

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile