Menu
in

Steiner aponta motivos pelo sucesso da McLaren de Andrea Stella na Fórmula 1 em 2024

Steiner não poupou elogios para analisar a arrancada da McLaren rumo à disputa do Mundial de Construtores contra a Red Bull

FIA, Fórmula 1 Guenther Steiner

Guenther Steiner (Divulgação / Haas)

Em nova entrevista publicada pelo podcast RacingNews 365 nesta segunda-feira (19), Guenther Steiner disse acreditar que o renascimento da McLaren na Fórmula 1 derivou da compreensão de como evitar os problemas que outras equipes enfrentaram sob as regras atuais.

A McLaren começou o último semestre em péssimas condições, pois uma mudança tardia na direção do desenvolvimento durante o inverno fez com que começasse a temporada até mesmo tendo problemas para acumular pontos. No entanto, um pacote de atualização sísmica no meio da temporada na Áustria subiu a competitividade da McLaren e concluiu a campanha em quarto lugar com nove resultados no pódio.

A equipe levou esse ímpeto para 2024 para atingir 12 pódios nas 14 etapas iniciais – incluindo duas vitórias – para entrar na disputa pelo título do Mundial de Construtores. A regressão relativa da Red Bull em comparação com a concorrência e os problemas de Sergio Perez permitiram que a McLaren chegasse perto de 42 pontos atrás dos atuais campeões da F1.

Steiner, que perdeu seu lugar no comando da Haas antes do início da temporada, atribuiu a notável reviravolta da McLaren a ter uma sólida compreensão dos regulamentos. A Ferrari começou a temporada como a principal desafiante da Red Bull, mas um assoalho revisado na Espanha desencadeou saltos em alta velocidade que prejudicaram a competitividade da equipe.

Aspas de Guenther Steiner sobre a McLaren em 2024

“Quando eles saíram, eles não estavam em lugar nenhum, em lugar nenhum. Quatro, cinco, seis corridas depois, eles se recuperaram e começaram a ficar bons, eles estavam entre os três primeiros, os quatro primeiros. Então eles voltaram no ano seguinte, em 2024, e deram o próximo passo. Acho que eles realmente entenderam bem o que é necessário para fazer essa última regulamentação do carro funcionar bem.”

“Quando você entende, você pode trabalhar nisso e fazer o desenvolvimento certo, porque muitas pessoas, como vimos este ano, trouxeram atualizações para os carros, o que fez o carro realmente andar mais devagar. Mesmo se no túnel de vento mostrasse mais downforce, que é o que você busca, mas certas coisas, você não pode simular no túnel de vento o que essa regulamentação do carro faz na pista de corrida.”

“Então eu acho que a McLaren tem um entendimento muito bom do que é necessário e quando eles desenvolvem, eles desenvolvem para as necessidades do carro e eles não estão apenas olhando para mais downforce que então você não pode usar porque o carro não é mais adequado.”

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Leave a Reply

Sair da versão mobile