Guenther Steiner foi demitido do cargo de chefe da Haas no último dia 10 de janeiro. A equipe norte-americana não entrou em muitos detalhes sobre a demissão do italiano, mas já confirmou que Ayao Komatsu no cargo para 2024. Poucos dias após a saída da Haas, Steiner falou sobre seu futuro na Fórmula 1.
O italiano de 58 anos de idade demonstrou muita tranquilidade para tratar sobre seu futuro na Fórmula 1. Steiner afirmou que pretende relaxar um pouco e deixou claro que não está comp pressa para buscar uma nova equipe.
“No momento, só quero relaxar um pouco. Não estou com pressa, foram dez anos difíceis e tenho muitas coisas para fazer, há muito para limpar em casa. Também é bom ficar com a família, minha filha tem 14 anos e por isso é bastante exigente. Tentar administrar isso parece ser mais difícil do que comandar uma equipe de F1 no momento, então farei isso por alguns meses”, disse.
“Estou tranquilo com a situação. Não sou infeliz e conheço muita gente, tenho muitos amigos e quero passar um tempo com a família. Se surgir algo interessante que me desafie, sim, mas ficar na Fórmula 1 apenas para fazer um trabalho qualquer não é o que eu quero”, contou Guenther.
“Precisa ser algo onde eu possa ver futuro. Não quero apenas ir lá e depois passar para a próxima fase. Quero fazer algo em que posso chegar a algum lugar. Mas como eu disse, no momento, só quero relaxar. Foram anos difíceis para mim. Ainda estou bem, mas tenho muitas coisas para fazer”, completou.
+ Piloto da Haas, Kevin Magnussen, reage a saída de Steiner da equipe
No comunicado sobre a demissão de Steiner, o proprietário da equipe, Gene Haas, foi breve ao falar sobre a saída do italiano. Vale lembrar que Steiner estava no cargo de chefe de equipe desde que a Haas estreou na categoria, em 2016. Ele, contudo, foi contratado muito antes, sendo responsável pela formação da escuderia.
“Gostaria de começar estendendo meus agradecimentos a Guenther Steiner por todo o seu trabalho árduo na última década e desejo a ele o melhor para o futuro. Como organização, ficou claro que precisamos melhorar nosso desempenho na pista. Ao nomear Ayao Komatsu como chefe de equipe, temos fundamentalmente a engenharia no centro de nossa gestão”, disse.
“Tivemos alguns sucessos, mas precisamos ser consistentes na entrega de resultados que nos ajudem a alcançar nossos objetivos mais amplos como organização. Precisamos ser eficientes com os recursos que temos, mas melhorar a nossa capacidade de design e engenharia é a chave para o nosso sucesso como equipe”, afirmou Haas em comunicado à imprensa.