Menu
in

Stella dedica vitória de Lando Norris a ex-piloto brasileiro: “É de Gil de Ferran”

Gil de Ferran morreu aos 56 anos homenagem stella

Gil de Ferran morreu aos 56 anos - foto: reprodução/McLaren

O chefe da McLaren, Andrea Stella, e o CEO da equipe, Zak Brown, dedicaram a vitória de Lando Norris no GP de Miami ao ex-piloto brasileiro Gil de Ferran, que foi diretor esportivo da McLaren e morreu no ano passado.

“Esta vitória é de Gil de Ferran”, fez questão de dizer Andrea Stella após a corrida de domingo nos Estados Unidos.

Zak Brown acreditava que a forma como a corrida se desenrolou, com as circunstâncias proporcionando a Norris todas as oportunidades, se deveu à influência contínua de Gil de Ferran e do então sócio da McLaren, Mansour Ojjeh, que morreu em 2021.

“Isso já deveria ser feito há muito tempo e é uma vitória muito comemorada entre os fãs e os pilotos. Eles foram até ele para parabenizá-lo. Ele dirigiu perfeitamente. O carro estava muito rápido e acho que Gil de Ferran e Mansour tiveram algo a ver com hoje. A construção dessas equipes de Fórmula 1 não acontece da noite para o dia, é uma enorme contribuição de mais de 1.000 pessoas na McLaren, por isso quero agradecer a todos os homens e mulheres que trabalharam tanto. Sair de onde estávamos no início do ano passado para onde estamos agora é simplesmente incrível e foi apenas um trabalho de equipe.”

Gil de Ferran, homenageado por Stella e Brown, fazia parte da direção da McLaren

Gil de Ferran nunca foi piloto na Fórmula 1, mas passou a fazer parte da categoria fora das pistas. Em 2005, chegou à então equipe BAR Honda da Fórmula 1 como diretor esportivo. Ele deixou o cargo em julho de 2007 depois de ficar “desconfortável” com a equipe.

Em julho de 2018, Gil de Ferran foi nomeado diretor esportivo da McLaren após a saída de Eric Boullier do cargo.

O brasileiro saiu da McLaren no início de 2021, mas em maio de 2023 a equipe trouxe Gil de Ferran de volta como consultor como parte de seu processo de reestruturação.

Nascido na França, mas com nacionalidade brasileira, Gil de Ferran morreu em 29 de dezembro de 2023, aos 56 anos, após sofrer uma parada cardíaca enquanto dirigia seu veículo em Opa-locka, na Flórida. Gil de Ferran foi bicampeão da Indycar, em 2000 e 2001.

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile