Em entrevista ao Canal+ no último domingo (8), Alain Prost analisou o terceiro título consecutivo de Max Verstappen. O tetracampeão elogiou o holandês da Red Bull, mas deixou um alerta sobre o futuro do piloto e da equipe.
“Sem mudança de regulamento nos próximos dois anos, acredito que ele não terá problemas. Mas eu me pergunto o que será da Red Bull amanhã ou depois de amanhã quando não tiverem mais Max Verstappen”, avaliou Prost.
Prost também enxerga o impacto da influência de Jos Verstappen no filho. Assim como Max, Jos foi piloto na F1. Companheiro de Michael Schumacher, um dos maiores vencedores de todos os tempos, viu talento no filho e desde cedo o treinou para vencer.
“Eu olho para ele de uma forma benevolente. Nós o conhecemos há muito tempo. E é atípico porque, quando falamos de Max Verstappen, não podemos não falar de Jos ou de sua mãe. Toda a educação e energia ao redor de carros de corrida com que ele foi criado”, explicou o francês.
Tricampeão consecutivo, Verstappen estreou na Fórmula 1 estreou na F1 aos 17 anos pela então Toro Rosso. Para Prost, a pressão de precisar vencer pode afastar Max da categoria nos próximos anos.
“Eu penso um pouco sobre o envolvimento dele, como ele venceu seus títulos e como ele precisa se comportar. Nós não podemos comparar todos os pilotos, com um título ou diversos. Ele dá tudo de si para vitória e a minha questão é quando ele vai parar para respirar um pouco? É muito difícil fazer oque ele está fazendo. Ele nasceu e foi criado para vencer. É diferente de Hamilton e Senna. Parece que é uma missão e pode parar mais rápido do que imaginamos. Então, fica a interrogação”, indagou.
Verstappen está entre os melhores para Prost
A três vitórias de superar as 51 de Prost na categoria, Verstappen vai rapidamente se colocando entre os maiores de todos os tempos. O ex-piloto francês já o enxerga entre os melhores da história.
“Ele se tornou um piloto incrível. Certamente um dos melhores de sua geração. De todos os pilotos que eu já vi, não consigo dizer quem é o primeiro, segundo ou terceiro, mas Verstappen está entre os melhores e muito bem rodeado”, finalizou Prost.