A Mercedes teve um fim de semana para esquecer durante o GP de Las Vegas. Além de ver Sergio Pérez confirmar o vice-campeonato, viu a Ferrari se aproximar na disputa pelo campeonato de construtores. A diferença para a equipe italiana agora é de apenas quatro pontos restando uma corrida para o fim da temporada.
A briga pelo vice-campeonato de construtores ficou para o GP de Abu Dhabi, no próximo dia 26 de novembro. Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, falou sobre a disputa com a escuderia italiana em um palco tão emblemático.
“Acho que estamos chegando lá praticamente empatados em pontos. Com um diretor de corrida adequado, tudo deve ficar bem”, disse Wolff, alfinetado ex-diretor de corrida Michael Masi, em entrevista ao site Racefans.net.
“Então vamos correr. Tudo depende do último fim de semana. Eles são muito rápidos e fizeram um bom trabalho. Acho que poderíamos estar no mesmo nível hoje. Mas o resultado mostra algo diferente. Para ser honesto, é bom ter o P2 como um resultado positivo para terminar a temporada, mas P2, P3 para mim é pouco. Isso não me deixa particularmente animado”, completou.
A polêmica envolvendo Masi tem a ver com o GP de Abu Dhabi da temporada de 2021, decisivo para o primeiro título de Max Verstappen na Fórmula 1. Na ocasião, o holandês chegou a última corrida ainda disputando o título com Lewis Hamilton.
+ Toto Wolff se irrita com críticas ao GP de Las Vegas: “A Liberty fez um trabalho incrível”
Hamilton liderava a prova, com Verstappen na segunda colocação, mas uma decisão de Masi após o acidente de Nicholas Latifi mudou a situação. O ex-diretor de corrida da F1 optou por remover apenas os retardatários que estavam entre os candidatos ao título. O correto, segundo o regulamento, entretanto, era liberar todos ou nenhum. Com a disputa direta criada para a última volta, Verstappen ultrapassou Hamilton e conquistou o título.
Em meio aos protestos, a FIA concluiu em relatório que o GP de Abu Dhabi de 2021 foi afetado “por erros humanos” de Michael Masi. A entidade anunciou a saída do ex-diretor em julho de 2022. Masi voltou ao paddock da Fórmula 1 nesta temporada, durante o GP da Austrália. Atualmente, o australiano é presidente da Comissão do Supercars.