O chefe da Mercedes Toto Wolff louvou Lewis Hamilton e disse que o britânico é o único piloto de Fórmula 1 capaz de reconhecer quando comete uma falha. A declaração ocorreu após o Grande Prêmio da Itália, onde o heptacampeão mundial e Oscar Piastri se envolveram num incidente.
Os atletas se enredaram na aproximação da segunda chicane na volta 41. Hamilton desviou um pouco para a direita na direção de Piastri, lhe causando danos na asa dianteira no processo. Como resultado, Hamilton recebeu uma penalidade de cinco segundos; mas, mesmo assim, ele superou bem tanto Alex Albon quanto Lando Norris.
Logo após a corrida, Hamilton admitiu à mídia que era 100% culpado do fato, revelando que pediu desculpas a Piastri. “Sim, esse foi o erro de Lewis”, disse Toto Wolff quando questionado sobre o confronto com o jovem piloto.
“Eu acho que uma penalidade de cinco segundos é o que diz a norma. Mas essas coisas acontecem, são corridas difíceis. Você tem que ultrapassar aqui, e nós vimos alguns desses toques. É, portanto justificável. Ele é muito esportivo com essas coisas, é o único, aliás, que vejo por aí admitindo e dizendo: ‘entendi errado’. Nós acabamos de bater um papo. Lewis disse: ‘Eu não o vi à direita e estava comigo'”, explicou Wolff.
“Esse tipo de espírito esportivo é o que você precisa admirar nele. Quase todo mundo está sempre reclamando e reclamando só para tentar não sofrer penalidade”, concluiu o chefe da Mercedes.
O Grande Prêmio da Itália em Monza neste domingo teve como vencedor Max Verstappen. O piloto da Red Bull alcançou sua décima vitória consecutiva na Fórmula 1, de modo que estabeleceu um novo recorde da categoria. Sergio Pérez, companheiro do holandês na RBR, e o ferrarista Carlos Sainz completaram o pódio. Já Lewis Hamilton terminou na sexta colocação.