Lewis Hamilton encerrou a temporada da Fórmula 1 em 2023 com o terceiro lugar no campeonato de pilotos. A diferença para o campeão Max Verstappen foi de nada menos que 341 pontos. O heptacampeão não venceu nenhuma corrida no ano e aumentou o jejum de vitórias para duas temporadas consecutivas. A última vez que o britânico esteve no lugar mais alto do pódio foi em dezembro de 2021, no GP de Abu Dhabi.
Embora a fase de Hamilton não seja das melhores, Toto Wolff não tem dúvidas de que ele ainda é “o melhor piloto do mundo”. O chefe da Mercedes, afirmou que o britânico ‘só’ precisa de um carro que lhe dê condições de voltar a brigar pelo título da categoria.
Após o fim da temporada, Toto Wolff falou sobre os problemas de Hamilton na temporada e também no GP de Abu Dhabi. O heptacampeão encerrou a corrida na nona colocação.
“Acho que isso não o afeta em nada em ser o melhor piloto do mundo. Se conseguirmos dar a ele um carro, ele vai brigar pelo campeonato, não tenho dúvidas”, disse o austríaco.
“Está claro que quando você tem um carro de F1 como este que temos, nunca se sentirá à vontade nele. É um fim de semana bom e um fim de semana ruim. Mas sempre que vemos Lewis com alguém à sua frente, e o objetivo é vencer a corrida, o verdadeiro Lewis ganha vida. Só precisamos dar a ele um carro”, reiterou Wolff.
+ Toto Wolff reage a previsão de Hamilton sobre o domínio da Red Bull na Fórmula 1
Em recente entrevista à Sky Sports, Hamilton afirmou ter ‘sobrevivido’ ao ano na Fórmula 1 ao responder sobre o que pode ser tirado de lição. “Não muito. Não foi um bom ano no geral. Então não há muito a ser tirado do ano. O fato de que eu sobrevivi… acho que só isso”, disse.
O veterano ainda reforçou sua preocupação com o domínio da Red Bull. “Eles não desenvolvem o carro desde agosto. É definitivamente uma preocupação. Mas aprendemos muito sobre o carro e agora depende da equipe, eles sabem o que precisam fazer. Se vamos chegar lá ou não, veremos”, completou.