Menu
in

Toyota abre o jogo e nega rumores de possível retorno à Fórmula 1

Conselheiro da empresa insiste que eles não estão considerando retornar à Fórmula 1

Toyota, Fórmula 1

Toyota, quando esteve na F1 (Divulgação/ X - Fórmula 1)

A McLaren anunciou durante o GP do Japão de F1 que Ryo Hirakawa será seu piloto reserva em 2024. Dessa forma, ele realizará tarefas nos simuladores e em testes. Contudo, o que chamou a atenção foi a ida de Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, até à garagem da McLaren.

Obviamente, a sua presença levantou rumores de que os britânicos estavam interessados em atrair o fabricante japonês para a categoria. Assim, o acordo com um dos seus motoristas poderia ser o início de uma parceria.

Contudo, Kazuki Nakajima, conselheiro dos japoneses, afirmou que eles não possuem planos de retornar à principal categoria do automobilismo mundial.

“Por enquanto, está claro que não. Este acordo é puramente focado em um piloto, apoiando seu sonho. Então, no momento, eles não têm nada a ver com isso. Você pode pensar sobre isso, e há muitos rumores, mas posso dizer claramente que não, e nada a ver com isso. Mas para o futuro, nunca se sabe”, disse Nakajima para o site Motorsport.com.

Toyota está ocupada com outros projetos

O conselheiro da Toyota ainda garantiu que a marca japonesa está muito ocupada com os seus outros programas, como o WEC.

“A nossa atenção está agora no WRC e no WEC. Em ambas as categorias acreditamos que é um bom local para ter um bom feedback com o carro de rua. Então, neste momento, essa é a situação e estamos felizes com o que temos”, continuou Kazuki Nakajima.

“Então, basicamente, a atenção de ‘Morizo-san’ é que ele não queria bloquear o caminho dos pilotos, porque a Toyota não está na Fórmula 1. Isso é algo diferente. Na verdade, como ex-piloto, e como estou envolvido no seu desenvolvimento, sinto-me feliz e também aprecio muito o desejo e a vontade de ‘Morizo-san’ em apoiar o sonho dos pilotos, mesmo que não seja totalmente relevante para a fabricante”, acrescentou o conselheiro.

Além disso, Nakajima também falou como ocorreu o acordo para Ryo Hirakawa se tornar piloto reserva da McLaren.

“A McLaren não é uma completa estranha para nós. Então, conversamos sobre a possibilidade de Ryo [Hirakawa], e o gatilho foi que eles mostraram alguns interesse, foi assim que tudo começou. Nossa filosofia na Toyota Racing, que vem de ‘Morizo-san’, é dar prioridade ao piloto. Tentamos orientá-los, e o desejo do presidente era que ele quisesse dar qualquer tipo de possibilidade aos pilotos para serem melhores ou desenvolver. E obviamente a Fórmula 1 está no topo da pirâmide, é um lugar que todos aspiram, então ‘Morizo-san’ tinha um forte desejo de apoiar o programa. Nossa missão é apoiar Ryo para se estabelecer na McLaren e também para encontrar o maior número possível de oportunidades como terceiro piloto, sessões de simulador, testes ou o que encontrarmos. Estamos aqui para apoiar essa atividade”, comentou o japonês.

Nakajima: “A idade não é tudo”

O conselheiro da Toyota ainda falou sobre a ideia de que poderia ser tarde para Ryo Hirakawa, com 29 anos, entrar na F1.

“Às vezes, no automobilismo, a idade não é tudo. Como podemos ver, Fernando [Alonso] ainda está no topo. Então, acho que isso não importa muito para Ryo, e claro, para cada piloto existe um momento certo. Se fosse há dez anos, talvez não fosse o dele, e agora poderia ser o de dar o salto para a Fórmula 1 com sua experiência”, finalizou Kazuki Nakajima.

Leave a Reply

Sair da versão mobile