A Toyota revelou detalhes adicionais para a atualização de seu carro na temporada 2024 do WRC (World Rally Championship). De acordo com o diretor da equipe, Jari-Matti Latvala, não teremos atualizações muito significativas em relação ao desempenho da temporada anterior.
O esquadrão japonês entra na temporada de 2024 como os atuais campeões dos fabricantes depois que seu GR Yaris venceu nove dos 13 eventos no ano passado. O carro não foi perfeito em todas as corridas mesmo com o título, mas a equipe deve lançar atualizações para melhorar ainda mais os GR Yaris em determinadas áreas da campanha de 2024, que começa em Monte Carlo no final deste mês.
No mês passado, a montadora japonesa apresentou seu novo visual GR Yaris, que apresenta uma nova pintura negra fosca. A equipe enfrentou uma movimentada fora da temporada, preparando sua nova versão do Rally2 do GR Yaris, que também deve fazer sua estréia no WRC em Monte Carlo de 25 a 28 de janeiro.
“Hoje em dia, há uma quantidade bastante limitada de brincadeiras [homologação], então não há grandes coisas que você possa fazer ao longo da temporada. Mas é claro, existem algumas áreas em que precisamos fazer algum trabalho, mas não há nada muito dramático [para 2024 no carro], o que é uma ajuda, pois é claro que temos um programa Rally2 para a equipe e os primeiros carros estará aparecendo em Monte Carlo. Nesse sentido, o Rally1 está em um bom equilíbrio no momento.”
Toyota tenta deixar Hyundai ainda mais longe
Em outra parte da entrevista, o diretor técnico Tom Fowler revelou que a equipe está tentando sempre evoluir o seu carro para conseguir aumentar a vantagem em cima da concorrente número 1, a rival Hyundai.
“Acho que estamos em uma boa situação em que não temos algo que você teria que definir especificamente como uma fraqueza que precisa de atenção de emergência, mas é claro que ainda há coisas que gostaríamos de melhorar. Já temos um plano para a próxima temporada para trazer algumas atualizações. Com certeza, vemos que a principal situação agora é geralmente um desempenho desconfortável em comparação com a Hyundai no momento, no sentido de que, em todos os tipos de condições, estamos muito próximos.