A Toyota estabeleceu como meta a abertura do Campeonato Mundial de Rally do próximo ano, em Monte Carlo, para estrear seu carro inaugural de Rally2, de acordo com o chefe da equipe, Jari-Matti Latvala.
A marca japonesa tem vindo a desenvolver uma versão Rally2 do seu GR Yaris desde o ano passado, numa tentativa de ingressar no mercado de carros de rali para clientes.
O GR Yaris Rally2 fez a sua estreia pública no Rali do Japão no ano passado e desde então passou por um extenso programa de desenvolvimento antes da sua homologação pela FIA, que poderá começar este mês.
Uma vez homologado, o GR Yaris Rally2 verá a Toyota juntar-se aos rivais do WRC Hyundai e M-Sport-Ford na arena Rally2, ao lado de Skoda, Citroën e Volkswagen.
A Toyota estipulou que 2024 é a meta para que seu carro Rally2 esteja disponível para os competidores, com Latvala esperançoso de que até quatro carros possam estar prontos para Monte Carlo em janeiro.
Latvala desempenhou um papel ativo no desenvolvimento do GR Yaris Rally2. O 18 vezes vencedor do rali do WRC dirigiu o carro no Goodwood Festival of Speed, em julho, e recentemente o pilotou até a vitória no Rally Hokkaido, no Japão, no mês passado.
“Parece que tentaremos fazer a homologação em outubro e esperamos poder iniciar a produção no final do ano. Nosso objetivo é ter os primeiros carros em Monte Carlo”, disse Latvala no Rally do Chile.
“Você precisa de peças com certeza, mas acho que talvez estejamos falando de um mundo realista, talvez pudéssemos ter três ou quatro carros. Acho que quatro carros poderiam ser possíveis se tudo correr bem”.
“O motor tem muito torque, o que melhora a dirigibilidade, e a suspensão tem bastante curso, o que funciona bem nos solavancos. O carro é muito estável e muito forte. Pensando no próximo ano com este carro, sinceramente acho que será competitivo.”