O atual tricampeão da Fórmula 1 (F1), Max Verstappen, foi o mais rápido na terceira e última sessão de treino livre (TL3) do Grande Prêmio da Bélgica. O holandês cravou 2:01.565 como melhor tempo e foi quase um segundo e meio mais rápido que o vice-líder, Oscar Piastri.
Pierre Gasly, Lando Norris, Esteban Ocon, Charles Leclerc, Lance Stroll, Valtteri Bottas, Lewis Hamilton e Sergio Pérez completam o top-10.
O restante da classificação é formado por: Alexander Albon, Nico Hulkenberg, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda, Guanyu Zhou, Logan Sargeant e Kevin Magnussen.
George Russell e Carlos Sainz não completaram voltas rápidas. A sessão foi marcada por chuva intensa e um acidente de Lance Stroll.
Resumo do treino de F1
O TL3 foi comprometido. Uma forte chuva ocorreu durante todos os minutos da sessão. Isso obrigou os pilotos a utilizarem jogos de pneus específicos para condições climáticas desfavoráveis.
A bandeira vermelha foi acionada com quase 12 minutos de sessão. Lance Stroll colidiu e estacionou na pista após o veículo deslizar. A estrutura da roda dianteira esquerda foi danificada.
O TL3 ficou sem ação por vários minutos depois disso. Algumas equipes tiraram as rodas e outras peças automotivas.
A direção de provas enviou o Medical Car para a pista. A chuva ficou mais forte e encharcou, ainda mais, o circuito.
Alguns pilotos deixaram a garagem faltando quase dois minutos e meio para o encerramento. Carlos Sainz foi um deles. O piloto da Ferrari escapou da pista, mas evitou um acidente mais grave.
Veja o resultado do TL3 do GP da Bélgica
- Max Verstappen (Red Bull)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Lando Norris (McLaren)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Valtteri Bottas (Kick Sauber)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Alexander Albon (Williams)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Daniel Ricciardo (Visa RB)
- Yuki Tsunoda (Visa RB)
- Guanyu Zhou (Kick Sauber)
- Logan Sargeant (Williams)
- Kevin Magnussen (Haas)
Nota: George Russell e Carlos Sainz não marcaram tempo