Menu
in

Um dos maiores pilotos brasileiros da história, Rubens Barrichello completa 52 anos

Automobilista disputou a Fórmula 1 por quase 20 anos e agora compete na Stock Car

Poucos pilotos tiveram tanta longevidade na Fórmula 1 quanto Rubens Gonçalves Barrichello, mais conhecido como Rubens Barrichello ou simplesmente Rubinho, que nesta quinta-feira (23) completa 52 anos.

Nascido na capital de São Paulo, ganhou notoriedade ao empilhar títulos no kart quando ainda era um adolescente. Na sequência, disputou modalidades como Fórmula 3 inglesa e Fórmula 3000 até chegar na principal categoria do automobilismo em 1993.

Sua primeira equipe na F1 foi a Jordan que, após uma série de vendas e mudanças de nome, se tornou a Aston Martin. Três anos depois, se transferiu à Stewart, posteriormente comprada pela Red Bull e transformando-se na RBR.

Barrichello na Ferrari

Em 2000 Rubinho deu o grande salto de sua carreira ao assinar com a Ferrari. A missão era ser companheiro de Michael Schumacher, que havia sido bicampeão pela Benetton, atual Alpine. Na escuderia vermelha, venceu seu primeiro GP da Fórmula 1 no mesmo ano, na Alemanha. Seu companheiro, no entanto, emplacou cinco títulos consecutivos, com o brasileiro obtendo dois vice-campeonatos no período.

Em 2006, o destino de Barrichello foi a Honda, que posteriormente se tornou Brawn e hoje é a Mercedes. Dupla de Jenson Button, viu o britânico levar o título em 2009, tendo ficado com a 3ª posição geral.

Entre 2010 e 2011, o brasileiro passou os últimos anos de sua carreira na F1 na Williams. Rubinho disputou um total de 326 GPs na principal categoria do automobilismo, se tornando o 4º piloto com maior número de corridas. Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton fazem o pódio do ranking, respectivamente.

Desde então, Barrichello disputou a Fórmula Indy e hoje corre na Stock Car, campeão em 2014 e 2018. Na atual temporada, ocupa o 16º lugar, com 150 pontos. Seu próximo desafio na categoria será a etapa de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, no dia 30/06. Entre seus concorrentes, destaque para os ex-pilotos da Fórmula 1 Felipe Massa e Nelson Piquet Jr., além de seu próprio filho Dudu Barrichello e do pentacampeão da modalidade, Cacá Bueno.

Escrito por Guilherme Papa

Leave a Reply

Sair da versão mobile