O contrato de patrocínio entre a Alfa Romeo e a equipe Sauber chegou ao fim na última prova desta temporada da Fórmula 1, o GP de Abu Dhabi, marcando assim o fim de uma parceria bem-sucedida de seis anos.
Embora a Alfa Romeo tenha explorado a possibilidade de se manter na categoria por meio de uma colaboração com a Haas, as negociações não progrediram positivamente e a marca italiana deve focar seus esforços no automobilismo ao WEC.
Segundo matéria do portal GPblog, Valtteri Bottas, atual piloto da Sauber, revelou em um recente evento para a imprensa o que a equipe levará do último ano de parceria com a Alfa Romeo para 2024.
“O principal é que precisamos de um carro novo. Ele precisa ser diferente. Então, eu diria que essa é a maior lição que levamos deste ano“; analisou o finlandês. “Claramente, chegamos ao fim do desenvolvimento desse carro (de 2023). Simplesmente não conseguimos encontrar nada grande. Portanto, todo o conceito precisa ser diferente (para 2024). Foi isso que aprendemos“; continuou.
Apesar das duras críticas ao carro de 2023, Bottas se mantém confiante em relação ao trabalho de sua equipe de construtores para a próxima temporada da Fórmula 1.
“Neste momento, estou feliz com o que vi (sobre o carro de 2024), porque há diferenças. Acho que é disso que precisamos. Ainda é cedo, mas pelo menos estamos vendo progresso. E as últimas semanas têm sido bastante produtivas“; revelou Valtteri.
Bottas e Sauber pela Fórmula 1 2023
Junto à alcunha da Alfa Romeo, a Sauber encerrou o ano de 2023 na penúltima colocação do campeonato de Construtores da Fórmula 1, acumulando singelos 16 pontos. Seus pilotos se mantiveram então no pelotão de baixo pelo Mundial de Pilotos.
Com apenas 10 pontos, Valtteri Bottas ficou na 15ª colocação. Já seu companheiro de equipe, o chinês Guanyu Zhou, amargou a 18ª posição do campeonato, com 5 pontos. Nenhum dos dois pilotos chegaram perto então de ao menos brigar por um pódio em toda a temporada.