Menu
in

Vandoorne pilotará carro da Aston Martin em teste da Pirelli

Vandoorne ganhará uma oportunidade de pilotar o carro da atual temporada da Fórmula 1 em testes da Pirelli

Vandoorne Fórmula 1

O piloto reserva da Aston Martin, Vandoorne, dividirá as funções de piloto principal com Lance Stroll durante o Grande Prêmio de Spa-Francorchamps, enquanto Lando Norris e Oscar Piastri terão um dia cada para a McLaren nos treinos da Pirelli, fornecedora de pneus oficial da Fórmula 1.

Será a primeira saída participação do belga em um carro de F1 atual desde que ele pilotou pela Mercedes no teste de Abu Dhabi em dezembro de 2020. Embora o foco do teste de Spa esteja nos pneus Pirelli, isso dará a Vandoorne uma oportunidade valiosa de experimentar o carro de 2023, ajudando-o com a correlação de seu trabalho de simulador para a Aston Martin.

Também tornará a situação do piloto belga muito mais tranquila, caso ele seja chamado se Stroll ou Fernando Alonso estiverem indisponíveis a qualquer momento durante o restante da temporada.

O piloto de 31 anos divide o papel de reserva da Aston com o atual campeão da F2, Felipe Drugovich, com a dupla se revezando na posição de terceiro piloto em cada final de semana. Drugovich teve sua própria chance de experimentar o AMR23 quando o pilotou por dois dias no teste do Bahrein em fevereiro, enquanto Stroll não estava disponível. Desde então, o brasileiro vem acumulando mais quilometragem em testes privados em um carro de 2021.

Juntamente com suas funções na Aston, Vandoorne também é um dos pilotos disponíveis para a McLaren como reserva. Por isso, o teste em Spa também tornaria mais fácil para ele entrar no MCL60, caso fosse necessário. Além de dar a ele uma ideia geral dos níveis de downforce de 2023, os dois carros compartilham a unidade de potência da Mercedes e, portanto, têm configurações semelhantes em seus respectivos volantes.

Relembre o histórico de Vandoorne na Fórmula 1

Vandoorne fez sua estreia na F1 com a McLaren no Bahrein em 2016, substituindo o atual companheiro de equipe da Aston Martin, Fernando Alonso. Completou duas temporadas completas em 2017 e 2018, a primeira com a Honda e a segunda com a Renault. Ele terminou em 16º no campeonato mundial em ambas as temporadas, com o melhor resultado sendo o sétimo lugar.

Ele foi dispensado pela McLaren no final de 2018, mas posteriormente reconstruiu sua carreira na Fórmula E, vencendo o campeonato 2021-22 pela Mercedes, para quem também atuou como reserva na F1.

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Leave a Reply

Sair da versão mobile