Depois de um início de ano promissor, a Ferrari acabou perdendo terreno na temporada por conta do aprimoramento dos rivais. As atualizações introduzidas em Espanha provocaram o declínio relativo da equipe, com o SF-24 relegado para o quarto carro mais rápido no grid. Mesmo assim, Fred Vasseur acredita que a situação é positiva.
O GP da Hungria foi uma corrida decepcionante, embora pelo menos não catastrófica, para a Scuderia. Leclerc e Sainz mostraram um ritmo bastante sólido, conquistando pontos para a equipe durante um fim de semana relativamente discreto.
No entanto, o carro deveria ter se adaptado melhor à pista, e a diferença de desempenho em relação à McLaren, Red Bull e Mercedes F1 é significativa. Apesar disso, Fred Vasseur acredita que o desenvolvimento de Maranello foi louvável na última temporada.
É claro que dificilmente se deve esperar que o chefe da equipe Ferrari menospreze os esforços de seu pessoal na fábrica. Ainda assim, deve-se dizer que os comentários de Vasseur são uma análise muito branda da trajetória atual da Scuderia, considerando o potencial desperdiçado.
Tendo começado 2024 como o adversário mais próximo da Red Bull, a Ferrari é agora a mais lenta das equipes da frente. Ou seja, caso a Ferrari tivesse mantido o mesmo ritmo do início da temporada e introduzido atualizações eficazes, eles poderiam estar disputando a liderança o Mundial de Construtores.
Aspas de Fred Vasseur, chefe da Ferrari
“No ano passado, terminamos 65 segundos atrás da Red Bull e neste fim de semana estamos 20 segundos atrás do líder… Acho que nos últimos 12 meses fizemos um trabalho decente. Agora, não é suficiente – está claro que a McLaren foi mais rápida que nós. E eles foram mais rápidos que nós em dois ou três décimos durante todo o fim de semana.”
“Mas olhando para onde estamos voltando e nas últimas duas ou três provas, fizemos uma boa recuperação. E agora vamos nos concentrar no próximo. Precisamos dar um passo no desempenho, mas estamos no caminho certo.”