O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, disparou sobre a atuação da equipe no GP da China e disse que a escuderia “cometeu muitos erros” em Xangai para lutar na frente.
A Ferrari é a segunda no campeonato de construtores em 2024 até agora, mas não correspondeu a essas expectativas no fim de semana. Com pelo menos um piloto no pódio nas primeiras quatro corridas, a Ferrari viu Charles Leclerc e Carlos Sainz ficarem apenas com o sexto e sétimo lugar, respectivamente, no grid de largada, seis décimos atrás de Max Verstappen, pole position e vencedor da corrida.
A dupla conseguiu ultrapassar George Russell, da Mercedes, e Fernando Alonso, da Aston Martin, e terminaram em quarto e quinto lugar, mas aquém de desafiar Lando Norris, da McLaren, que conquistou o segundo lugar.
Fred Vasseur disse, em trecho divulgado pelo Motorsport, que sua equipe cometeu erros ao tentar otimizar seu pacote para o circuito de Xangai e seu revestimento de asfalto incomum, o que o levou a ficar atrás na classificação.
“Acho que é realmente uma questão de juntar tudo. Não tivemos um fim de semana limpo do nosso lado, mas cometemos muitos erros coletivamente. Neste grupo, se você não fizer o trabalho perfeito não estará na frente. Temos um pelotão com seis ou sete carros em um décimo na qualificação”, disse Vasseur.
Vasseur disse que a Ferrari teve mais problemas com os pneus duros do que com os médios
Vasseur destacou que ambas as Ferraris tiveram mais dificuldades com o composto duro dos pneus do que com os médios, com os quais começaram a corrida, o que é uma área a ser investigada pelos mecânicos.
“Acho que se perdermos alguma coisa hoje, será mais no último trecho. Carlos (Sainz) teve um pouco de azar com o momento do pitstop, porque ele parou três ou quatro voltas antes do safety car. Ele estava com um pouco de medo de fazer um stint muito longo com o último set duro e foi um pouco conservador no início, mas se saiu muito bem ao administrar o longo stint. Tivemos um desempenho um pouco menor no duro do que no médio. Estávamos em uma boa posição no final do trecho médio, mas perdemos terreno no duro.”