Menu
in

Veja como nasceu o apelido Smooth Operator de Carlos Sainz

Apelido de Carlos Sainz surgiu quando o piloto espanhol ainda competia pela McLaren e faz referência a musica da banda Sade

Carlos Sainz, Ferrari

Divulgação/Ferrari

Carlos Sainz tem sido um dos destaques positivos após as férias de primavera da Fórmula 1. O piloto conquistou duas poles positions consecutivas — Monza, casa da Ferrari, e Singapura —, além da vitória em Marina Bay. Na classificação do Mundial de Pilotos da temporada, o espanhol é o quinto colocado, com 150 pontos. E a boa fase do piloto da Ferrari serviu para reviver o apelido de ‘Smooth Operator’, em referência a uma música clássica dos anos 1980.

O apelido, que remete a algo como ‘sutil conquistador’, surgiu ainda nos tempos de Carlos Sainz na McLaren. O espanhol competiu pela equipe de Woking nas temporadas 2019 e 2020, após a passagem pela Renault e antes de fechar com a Ferrari. E a brincadeira começou com o próprio Sainz, que costuma soltar a voz no rádio após boas performances nas pistas. 

‘Marca registrada’ Carlos Sainz na Fórmula 1,  a música Smooth Operator fala de um conquistador sutil que viaja de Los Angeles a Chicago  arrebatando corações. A canção é da banda inglesa Sade, da vocalista Sade Adu.

Carlos Sainz explica o apelido:

Em 2019, quando ainda corrida pela McLaren, Carlos Sainz explicou a origem da brincadeira. A primeira vez que a brincadeira aconteceu foi quando o espanhol terminou o GP da Hungria daquela temporada em quinto lugar. 

Na conversa com seu engenheiro pelo rádio, o piloto disse: ‘Thomas, você sabe o que era isso’, cantando  Smooth Operator. A brincadeira se repetiu diversas vezes ao longo daquela temporada, inclusive no GP do Brasil, onde terminou a corrida na quarta colocação. Posteriormente, ele acabou sendo promovido a terceiro após uma punição a Lewis Hamilton.

Sainz revelou que tudo começou no GP da Grã-Bretanha, e curiosamente, ele nem sabia o que significava “Smooth Operator”. “Apenas uma música que continuava aparecendo no rádio do carro [durante] o Grande Prêmio da Inglaterra [fim de semana]”, disse ele em uma entrevista ao ‘Motorsport.com’ à época.

“Comecei a ouvir no rádio. E, aparentemente, é uma música um pouco famosa. Depois da corrida [no Hungaroring], eu cantei essa música, sem saber o que era um ‘Smooth Operator’. Então as pessoas da equipe começaram a me dizer o que era um ‘Smooth Operator’. E então eu percebi, bem, talvez eu possa me atribuir isso e começar a criar uma piada ao meu redor. Mas, eu não cantei porque me considerava um Smooth Operator, porque não sabia o que era um Smooth Operator”, completou.

+ Red Bull conquista sexto título de Construtores, mas Ferrari ainda domina ranking histórico

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile