O GP da Itália, realizado no histórico Autódromo de Monza, é uma das corridas mais icônicas do calendário da Fórmula 1. Conhecido pelas suas retas de alta velocidade e curvas desafiantes, o circuito proporciona uma experiência emocionante tanto para os pilotos como para os espectadores.
O Grande Prêmio da Itália tem uma história rica que remonta a 1921 e tem sido um marco do campeonato de F1 desde a sua criação em 1950. A corrida é famosa por seus fãs apaixonados, o mar de vermelho torcendo pela equipe da casa, a Ferrari, criando uma atmosfera elétrica durante todo o fim de semana. Com ação em ritmo acelerado, corridas imprevisíveis e um cenário repleto de herança do automobilismo, o Grande Prêmio da Itália de F1 é um evento imperdível para qualquer entusiasta de corridas.
Assim, confira algumas estatísticas da prova.
Michael Schumacher e Lewis Hamilton compartilham o recorde de mais vitórias na pista, com cinco cada. Hamilton, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Pierre Gasly e Max Verstappen são os cinco pilotos do grid de 2023 que já venceram o Grande Prêmio da Itália. Enquanto Hamilton tem cinco vitórias, Alonso venceu duas. Leclerc, Gasly e Verstappen juntaram-se à lista de vencedores do Grande Prêmio da Itália em 2019, 2020 e 2022, respectivamente.
Juan Manuel Fangio, Stirling Moss, Phil Hill, Ronnie Peterson, Nelson Piquet, Damon Hill e Hamilton são os sete pilotos que conquistaram vitórias consecutivas no circuito. Fangio é o único piloto a vencer uma corrida nesta pista em três temporadas consecutivas: fez isso entre 1953 e 1955.
A sequência mais longa de vencedores diferentes em Monza é de oito, o que já aconteceu duas vezes. Oito pilotos diferentes venceram em temporadas consecutivas entre 1966 e 1973, e de novo entre 1975 e 1983. Durante todo o período de 1966 a 1983, Ronnie Peterson e Clay Regazzoni foram os únicos vencedores repetidos na pista.
A Ferrari é a equipe com mais vitórias em Monza, tendo vencido em casa 19 vezes. A Ferrari também é o fabricante de motores com mais vitórias no GP da Itália, com os carros com motor Ferrari conquistando 20 vitórias no total. A vitória de Sebastian Vettel em 2008 com a Toro Rosso é o único carro movido pela Ferrari, além de um carro da Ferrari, a vencer o Grande Prêmio da Itália.
A Mercedes detém o recorde de mais vitórias consecutivas por equipes no Grande Prêmio da Itália, tendo conquistado cinco vitórias consecutivas em Monza entre 2014 e 2018. Cinco equipes diferentes venceram a prova nas últimas cinco temporadas. O recorde da mais longa sequência de equipes diferentes vencendo o evento é seis. Seis equipes diferentes venceram em seis temporadas consecutivas entre 1967 e 1972.
A menor margem de vitória no circuito ocorreu no ano de 1971, quando Peter Gethin venceu por apenas 0,01 segundos: a menor margem de vitória em qualquer Grande Prêmio de F1 na história do esporte. A propósito, a vitória de Gethin também foi a única vitória em Monza fora dos dez primeiros do grid.