Menu
in

Veja quais pilotos de Fórmula 1 têm contratos garantidos para além de 2023

Metade do grid da Fórmula 1 para 2024 pode já estar garantido se os pilotos cumprirem seus contratos atuais

Verstappen, Fórmula 1

Red Bull/Twitter

A primeira metade da temporada de 2023 da Fórmula 1 já passou. Embora Max Verstappen tenha o tricampeonato bem encaminhando, as corridas finais podem definir o grid da categoria em 2024. Mesmo com a atual temporada ainda em andamento, os rumores sobre o futuro tem conquistado cada vez mais espaço na imprensa especializada.

Lewis Hamilton seguirá na Mercedes? Sergio Pérez corre risco de ser substituído na Red Bull? E qual será o destino dos ‘queridinhos’ Charles Leclerc e Lando Norris? Apesar das especulações, a verdade é que muitos pilotos já possuem contrato vigente para a próxima temporada.

+ Mercado de pilotos: veja quem pode trocar de equipe para a temporada de 2024

Dos 20 pilotos do atual grid da Fórmula 1, dez deles têm vínculo com alguma equipe para 2024; Ademais, três ainda possuem contratos mais logos, como Max Verstappen, garantido da Red Bull até 2028.

Saiba quais pilotos de Fórmula 1 têm contratos garantidos para além de 2023:

Max Verstappen (Red Bull) – até 2028

Atual bicampeão da Fórmula 1 e líder absoluto da atual temporada, com 125 pontos de vantagem, Verstappen é o piloto com vínculo mais longo. O holandês de 25 anos tem contrato com a Red Bull até o fim de 2028, podendo completar mais de dez temporadas pela equipe austríaca. 

Verstappen está na Red Bull desde maio de 2016, quando deixou a Toro Rosso  para substituir Daniil Kvyat na equipe.

Lando Norris (McLaren) – até 2025

Após se destacar na Fórmula 2, Lando Norris ganhou uma vaga na F1 pela McLaren em 2019. Em fevereiro de 2022, o piloto inglês renovou seu contrato com a equipe de Working até o fim de 2025. 

Embora tenha um contrato longo, Norris tem sido alvo de especulações: Red Bull, Mercedes e Ferrari estariam de olho no piloto de 23 anos.

Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – até 2025

Já mais experiente, Valtteri Bottas, hoje com 33 anos, tem vínculo com a Alfa Romeo até o fim de 2025. O piloto finlandês está na equipe desde 2022, após sua saída da Mercedes – antes disso, Bottas competiu pela Williams entre 2013 e 2016.

Sergio Pérez (Red Bull) – até 2024

Pérez é um dos principais nomes da categoria na atual temporada. Depois de um início promissor, com duas vitórias nas quatro primeiras corridas, o mexicano viu seu desempenho despencar. Mesmo em baixa, Pérez segura a vice-liderança do Mundial de Fórmula 1 com 40 pontos de vantagem para o terceiro colocado.

Em meio aos rumores de saída da Red Bull, o chefe da equipe, Christian Horner, garantiu o mexicano para 2024. “O plano para Checo é continuar em 2024 sempre foi o plano”, garantiu em entrevista ao Formula.hu.

“Quanto a 2024 o lugar pertence a Checo, mas 2025 ainda está longe. Queremos colocar os dois melhores pilotos disponíveis em nossos carros”, acrescentou.

Charles Leclerc (Ferrari) – até 2024

O vínculo atual de Leclerc na Ferrari é válido até o fim de 2024, mas segundo a publicação francesa Sportune, o monegasco já teria assinado um novo contrato. O novo acordo seria de renovação por mais dois anos com a Ferrari, e ainda teria opção de estender o vínculo até 2029.

Em junho, o piloto da Ferrari admitiu ter iniciado conversas para renovar com a escuderia italiana. “Lentamente. Estamos começando a falar sobre isso aos poucos, sim. Não tenho datas-limite em particular, meu atual acordo ainda tem mais um ano e meio. Para ser honesto, nem está na minha cabeça ainda. Quando eu digo eu começamos a conversar lentamente, é que está aqui e ali, mas nada em especial ou específico”, explicou.

“É a primeira vez na minha carreira em que estou nesta posição (de testar o mercado). Não porque ninguém me queria no passado, mas por conta da natureza do meu contrato. É a primeira vez na minha carreira que eu me aproximo do fim de um contrato na Fórmula 1. A outra mudança que eu fiz, da Sauber para a Ferrari, foi bastante direta. É outra situação diferente em que eu me encontro, mas não me importo muito. Estou concentrado em guiar e espero vencer o mais rápido possível para a Ferrari. De resto, veremos”, completou.

Enquanto o novo vínculo não é oficializado, Leclerc tem sido especulado na Red Bull e na Mercedes. 

Carlos Sainz (Ferrari) – até 2024

Assim como Leclerc, Carlos Sainz também possui contrato com a Ferrari até o fim da próxima temporada.O nome do espanhol, entretanto, já tem sido especulado em outras equipes. Recentemente, o site australiano Auto Action noticiou que Sainz já teria assinado um pré-contrato com a Sauber/Audi para 2025.

Em junho, o piloto espanhol admitiu incômodo com a incerteza sobre seu futuro. “Não vou mentir, não gosto de entrar no meu último ano de contrato sem saber realmente onde vou correr no ano seguinte. Passei por esse processo tanto com a Red Bull quanto com a Renault e sei que não é o ideal como atleta e como piloto. Simplesmente não é a coisa certa e é por isso que coloquei este inverno como referência para tentar descobrir meu futuro”, disse em entrevista ao Motorsport.com.

“Minha prioridade e meu principal objetivo é vencer um dia com a Ferrari, já deixei isso bem claro, muitas e muitas vezes. E é por isso que darei minha prioridade a eles neste inverno”, completou.

Oscar Piastri (McLaren) – até 2024

Oscar Piastri foi anunciado como piloto titular da McLaren em 2022, quando assinou contrato para as temporadas de 2023 e 2024. O australiano foi o escolhido da escuderia de Woking para substituir Daniel Ricciardo. Antes disso, ele era piloto reserva da Alpine.

Fernando Alonso (Aston Martin) – até 2024

Piloto mais experiente do grid da F1, com 42 anos, Alonso deve na Aston Martin em 2024, quando encerra seu vínculo atual com a equipe. O chefe da equipe Aston Martin, Mike Krack, despistou ao falar sobre o futuro do espanhol.

“Não pensamos muito sobre isso (futuro), para ser honesto. Fazemos corrida por corrida e tentamos fazer bem todas as corridas. Ainda não pensamos muito sobre o futuro. Vamos deixar acontecer”, disse.

Pedro de la Rosa, ex-piloto de F1 e amigo pessoal de Alonso, afirmou que o espanhol seguirá na categoria após 2024. Ou seja, a aposentadoria das pistas ainda não faz parte dos planos. “Pessoalmente, vejo que ele ficará mais de dois anos. Isso se deve ao seu envolvimento, entusiasmo e desempenho. Qualquer equipe gostaria de ter Alonso”, disse.

“A decisão de Fernando estará condicionada ao seu desempenho na pista. Fernando gosta de lutar por vitórias. Enquanto ele souber que é competitivo, vai continuar. E no dia que ele vir que não é competitivo e que caiu fisicamente, bom, vai querer se dedicar a outra coisa”, completou De La Rosa.

Pierre Gasly (Alpine) – até 2024

Gasly está em sua temporada de estreia pela Alpine, e ainda tem contrato até o fim da próxima temporada. O acordo, entretanto, prevê a opção de estender o vínculo por mais um, até o fim de 2025. A informação é do site francês Sportune.

Esteban Ocon (Alpine) – até 2024

Pilotando por Enstone desde 2020, o piloto francês de 26 anos renovou seu contrato em junho de 2021. O vínculo é válido até o fim de 2024.

Pilotos com contrato somente até o fim da temporada:

Lewis Hamilton (Mercedes) 

Guanyu Zhou (Alfa Romeo) 

Daniel Ricciardo (AlphaTauri)

Yuki Tsunoda (AlphaTauri) 

Logan Sargeant (Williams) 

Kevin Magnussen (Haas)

Nico Hulkenberg (Haas) 

Alexander Albon (Williams) – desconhecido

Lance Stroll (Aston Martin) – desconhecido

George Russell (Mercedes) – desconhecido

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile