Na manhã deste sábado (18), aconteceu o treino oficial para a definição do grid de largada do GP de Emilia-Romagna de Fórmula 1, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola.
A pole position foi marcada por Max Verstappen, que alcançou a oitava pole position consecutiva e a 39ª da carreira na Fórmula 1.
O holandês da Red Bull atinge a marca obtida por Ayrton Senna em 1989, que nunca havia sido igualada até então. Oscar Piastri completa a primeira fila, enquanto Lando Norris e Charles Leclerc formarão a segunda fila.
Completando o top-10, aparecem Carlos Sainz, George Russell, Yuki Tsunoda, Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg.
Alonso na última fila
O Q1 ficou marcado pelas voltas surpreendentes de Hulkenberg e Tsunoda, que se qualificaram respectivamente em terceiro e quarto. O melhor tempo da primeira parte da sessão foi de Max Verstappen, seguido por Charles Leclerc.
Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Guanyu Zhou, Kevin Magnussen e Fernando Alonso foram os eliminados no Q1. O espanhol sequer saiu do box com sua Aston Martin, por conta da batida no TL3 um pouco antes.
O bicampeão mundial largará em 19º na última fila junto com Sargeant, que teve a volta deletada por ter ultrapassado os limites de pista. O norte-americano da Williams arrancará da última colocação.
Companheiro de Verstappen eliminado no Q2
No Q2, a surpresa foi a eliminação de Sergio Pérez, que começará da 11ª posição. Verstappen novamente foi o mais rápido, com Leclerc novamente em segundo e Tsunoda em terceiro. Esteban Ocon, Lance Stroll, Alex Albon e Pierre Gasly foram os outros desclassificados.
No início do Q3, Verstappen cravou 1:14.869. Em sua última volta, o holandês da Red Bull melhoraria ainda mais o tempo, baixando para 1:14.746, confirmando sua oitava pole consecutiva e terminando na frente dos dois carros da McLaren.
A largada do Grande Prêmio da Emilia-Romagna em Ímola será neste domingo (18) às 10h (horário de Brasília).