Menu
in

Verstappen revela preocupação com os carros atuais da Fórmula 1 

Max Verstappen vê corridas melhores, mas admite preocupação com o aumento do peso dos carros de Fórmula 1 nos últimos anos.

Max Verstappen, Fórmula 1

Reprodução/F1

Tricampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen expressou sua preocupação com a atual geração de carros da principal categoria do automobilismo. O holandês acredita que houve uma melhora devido aos novos regulamentos introduzidos no ano passado, mas apenas em um elemento específico.

Os novos regulamentos citados por Verstappen deram retorno na tentativa de permitir que os pilotos seguissem seus rivais mais de perto nas curvas. Nas temporadas que antecederam essas novas medidas técnicas, por exemplo, o aumento da força descendente gerada pelos sidepods criava ar sujo. Isso tornava extremamente difícil chegar perto de um carro rival.

“Acho que eles [caros] estão um pouco melhores. Quando você olha para 2020 e 2021, quando estávamos seguindo, os carros estavam realmente impossíveis de dirigir. Porque eu estava me esforçando muito para seguir. Eu acho que ainda está muito melhor”, começou Verstappen.

+ Lewis Hamilton ‘perde’ bolada milionária com título de Max Verstappen em 2023

O piloto da Red Bull, entretanto, questionou o peso dos carros atuais. Parte do aumento a dever-se à melhoria das medidas de segurança. Mas outros fatores, como os pneus Pirelli de 18 polegadas, também fizeram com que o peso aumentasse significativamente.

Desde o início da era turbo-híbrida em 2014, os carros de Fórmula 1 ficaram cerca de 100 kg mais pesados. Esse peso ‘extra’ gera mais dificuldades para os pilotos quando estão em baixa velocidade.

“Acho que o peso dos carros é um pouco preocupante para mim. E talvez a rigidez geral dos carros, mas acho que esses carros são muito melhores para corridas. Eu realmente acho que as corridas estão um pouco melhores”, acrescentou o holandês.

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile