A 12ª etapa da atual temporada de Fórmula 1 está prestes a começar, com a corrida sprint marcada para esse sábado (29). No entanto, os holofotes ainda estão virados para a prova principal do domingo (30), que contará com uma punição a Max Verstappen.
O piloto holandês perderá cinco posições no grid de largada do Grande Prêmio da Bélgica, sendo obrigado a começar a prova na sexta posição. O motivo da penalização foi uma troca de câmbio feita pela Red Bull no carro do atual bicampeão mundial. Essa foi a sua quinta troca em 2023, estourando o limite de quatro trocas permitidas por temporada.
Para quem não sabe, junto com as alocações de unidades de potência, os pilotos são limitados pelos atuais regulamentos da F1 quanto aos componentes de número restrito (RNCs) que eles podem usar ao longo de uma temporada. Resumidamente, os RNCs são componentes que compõem a caixa de câmbio e podem passar por até quatro montagens em uma temporada. Contudo, a equipe austríaca acabou fazendo uma nova alteração antes da classificação. Portanto, Verstappen terá que cumprir a punição de cinco posições, mesmo após ter cravado o melhor tempo do treino classificatório.
Além disso, vale lembrar que a penalidade não se aplica a corrida sprint deste sábado.
Red Bull atualiza carro de Verstappen
A troca de peças do carro de Max Verstappen é uma das novidades da Red Bull para a prova de Spa-Francorchamps. Assim, a equipe é uma das nove que apostam em mudanças nessa etapa. Inclusive, a Haas foi o único time que não promoveu mudanças no carro neste fim de semana.
Os carros da equipe austríaca apostam em uma revisão na saída do sistema de resfriamento de motores, com saídas de ar próximas às suspensões traseiras.
Por fim, vale lembrar que Max Verstappen chega ao GP da Bélgica com 110 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe Sergio Pérez na classificação de pilotos. Por outro lado, a Red Bull lidera a competição de construtores com 229 pontos de vantagem em relação a Mercedes.